Notícias
CEDH da Cidade de São Paulo: territórios, educação e cidadania
Livro traz síntese da história dos Centros de Educação em Direitos Humanos.
Publicado em: 02/05/2016 15h11 | Atualizado em: 30/11/2020A Coordenação de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) lançou o livro “Centros de Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo: territórios, educação e cidadania”. A publicação traz síntese da história dos Centros de Educação em Direitos Humanos da capital paulista.
A publicação reúne, em 161 páginas, a sistematização de uma prática que tem uma trajetória de construção, passando por etapas políticas, administrativas e gerenciais, desde a sua elaboração (2013), até a sua consolidação (2016). Segundo Eduardo Bittar, Coordenador-geral da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, neste momento, está prática, converte-se numa política permanente e contínua, incorporada à cultura institucional da educação formal da rede de CEUs da Cidade de São Paulo e das oportunidades educativas do território, enquanto práticas interconectadas.
O conteúdo apresenta a história de um projeto que nasce por iniciativa da Coordenação de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e se consolida como uma política institucional da Secretaria Municipal de Educação (SME). O livro está dividido oito capítulos temáticos que apresentam conceitos, relatam histórias e propõem sugestões e um capítulo de considerações gerais ao final.
Bittar explica que, em todas as etapas, contou-se com integral apoio, parceria e fomento das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) da Rede Municipal de Ensino, por meio do Núcleo de Educação em Direitos Humanos, e do Grupo Intersecretarial de Educação em Direitos Humanos (GTI EDH – SME).
Eduardo Bittar ressalta que nessa história, o protagonismo de gestores, educadores, territórios organizados, operando em uníssono através dos centros de deliberação democrática do projeto, o GT Central dos quatro Centros de EDH e os GTs locais, demonstra que “a qualidade das atividades, iniciativas, projetos, encontros, eventos, acervos, materiais e formações se tornaram possível em função da contribuição que cada um pode agregar ao processo de construção coletiva como um todo”, completa.
Para ilustrar todo esse trabalho, foram incluídas imagens das atividades realizadas ao longo do ano de 2015 e dos quatro Centros Educacionais Unificados (CEUs) – CEU São Rafael (Zona Leste), CEU Jardim Paulistano (Zona Norte), CEU Pera-Marmelo (Zona Oeste) e CEU Casa Blanca (Zona Sul), onde se realizou o projeto, contemplando as quatro macrorregiões da cidade de São Paulo: Norte, Sul, Leste e Oeste.
“Espera-se que o material tenha sentido formativo, seja o relato de uma experiência coletiva, possa inspirar a trajetória de muitos atores e favorecer a replicabilidade do projeto em diversos outros espaços”, finalizou Bittar.
O material está disponível online, para livre circulação. Clique aqui para acessá-lo.
Notícias Mais Recentes
Saúde Escolar
CEUS Caminho do Mar e Parelheiros recebem mutirão de atendimento oftalmológico para pessoas acima de 30 anos
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontros para acolhimento das famílias e atualização cadastral dos estudantes matriculados nas escolas municipalizadas
Educação em Direitos Humanos
Prefeitura de SP oferece curso em Educação em Direitos Humanos para Agentes de Busca Ativa Escolar
Secretaria Municipal de Educação
Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação
Secretaria Municipal de Educação
Neste ano cidade de São Paulo completa 50 escolas municipalizadas em ação inédita na Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal de São Paulo são finalistas no Prêmio Professor Porvir
Relacionadas
UFF prorroga prazo de inscrições para especializações oferecidas por meio da UAB
Publicado em: 14/08/2014 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Aulas inaugurais da UAB
Publicado em: 14/08/2014 10h29 - em CEU e COCEU