Notícias
Covid – 19: São Paulo entrega cadernos de estudos traduzidos em três idiomas diferentes para atender estudantes imigrantes
150 professores se voluntariaram e os cadernos serão entregues em inglês, espanhol e francês para estudantes e famílias imigrantes da cidade
Publicado em: 30/11/2020 8h36 | Atualizado em: 20/01/2021
A Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo traduziu parte dos cadernos pedagógicos Trilhas de Aprendizagens e materiais de orientação para três idiomas: Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Francesa a fim de atender cerca de 4 mil estudantes imigrantes da Rede Municipal de Ensino e suas famílias. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), UNICEF e Organização Internacional Migrante . A entrega começará em junho pelos Correios.
A iniciativa é voltada aos alunos que estão em processo de alfabetização na Língua Portuguesa. Ao todo, cerca se 150 pessoas se mobilizaram e voluntariamente se dedicaram a realizar as traduções. Os cadernos estão disponíveis também no Portal SME para que as atividades sejam desenvolvidas em casa.
A ação pretende tornar acessível os materiais pedagógicos e orientações às famílias imigrantes durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid – 19 (Coronavírus).
Foram traduzidos 5 cadernos Trilhas de Aprendizagens, sendo eles: Educação Infantil (para crianças de 0 a 3 anos), Educação Infantil (para crianças de 4 a 5 anos) e materiais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano). Além da língua inglesa, os conteúdos estão disponibilizados em Francês e Espanhol.
“A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo agradece o empenho dos voluntários e educadores que se disponibilizaram a traduzir os conteúdos dos cadernos Trilhas de Aprendizagens. A iniciativa traz equidade a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino durante o processo de aprendizagem no período de distanciamento social”, afirmou o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui cerca de 6 mil estudantes estrangeiros, com destaque para os imigrantes bolivianos e haitianos.
Cadernos Trilhas de Aprendizagens
Os materiais pedagógicos “Trilhas de Aprendizagens” foram elaborados por educadores da Secretaria Municipal de Educação e acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da Covid 19 (Coronavírus). Ao todo, são 14 cadernos destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material chegará impressos às casas dos estudantes, via Correios, e também está disponível online no Portal da SME.
Os cadernos foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses. O conteúdo respeita o que está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.
As famílias devem manter o cadastro atualizado para receberem os cadernos e demais materiais da Secretaria. Basta preencher o formulário online atualizando os dados cadastrais.
Acesse o conteúdo online dos Cadernos Trilhas de Aprendizagem.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação paulistana cresce 10 pontos percentuais e ultrapassa meta de alfabetização em 2024
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Recreio nas Férias leva participantes ao Autódromo de Interlagos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Escola municipal participa de abertura da Copa América de Rugby em Cadeira de Rodas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Inscrições abertas para aulas de dança e música no CEU Três Pontes em parceria com a Fundação Theatro Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Com foco na segurança alimentar, SME entrega cestas básicas às famílias de estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza Planejamento Estratégico com participação ampla da Rede Municipal
Relacionadas

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs
Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva
Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização
Publicado em: 28/03/2016 3h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”
Publicado em: 28/03/2016 2h31 - em Alimentação Escolar

Plateia SME – edição de 23 de março
Publicado em: 28/03/2016 11h14 - em CEU e COCEU