Notícias

Caderno de Debates – Questões do Cotidiano Escolar II

Caderno é composto por oito textos

Publicado em: 08/09/2016 13h51 | Atualizado em: 04/05/2021


capa_naapa_740_x_430.jpg

O Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) publica o segundo material institucional, o Caderno de Debates – Questões do Cotidiano Escolar II.

Este volume propõe-se a colaborar com os estudos e o planejamento coletivo das equipes escolares para a garantia do direito à Educação de todas e todos educandos matriculados na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Os desafios do cotidiano escolar trazem para o cenário educativo a complexidade das relações sociais, constituídas por diferentes expressões culturais, socioeconômicas, religiosas, étnicas, raciais, de ciclo vital, como também os conflitos, muitas vezes geradores de violências, tais como as violações de direito.

Compõem esse caderno oito textos:

  • Escola no centro da rede de proteção social e a criação de novos possíveis no município de São Paulo: o caso do NAAPA, escrito por Flávia Schilling e Biancha Angelucci, assessoras pedagógicas do NAAPA/SME;

 

  • Família e escola: um encontro possível, escrito por Belinda Mandelbaum;

 

  • Trabalho coletivo na escola: relato de um percurso de aprendizado em gestão democrática na escola pública, autora Celia Maria Benedicto Giglio;

 

  • Meninas e meninos na escola, texto de Cinthia Torres Toledo, Fábio Hoffmann Pereira e Adriano Souza Senkevics;

 

  • O Corpo nosso de cada dia, escrito por Yara Sayão e Renata Guarido;

 

  • Os professores e as cores da desigualdade, escrito por
    Maria da Glória Calado e Maria Cecília Cortez;

 

  • Integração escolar e acolhimento: pontes entre a proteção social e a educação escolar, de Isa Maria F. Rosa Guará e Maria Elizabeth Seidl Machado;

 

  • Analisar uma cena é construí-la, escrito por Adriana Marcondes.

Faça o download do material clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora escrevendo na lousa.
Fotografia mostra várias crianças sentadas em roda no chão. Entre elas está uma professora, ela usa jaleco lilás e está batendo palmas.
Fotografia mostra diversas bolas de isopor coloridas penduradas no teto, elas representam os planetas no sistema solar. No centro, há uma bexiga amarela, que representa o sol. Também há pisca-pisca amarelo preso no teto, simbolizando as estrelas.

Estudantes de EMEF constroem um planetário dentro da escola

Publicado em: 11/05/2023 3h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora está sentada no chão, ela segura um bebê que está de pé.

SME convoca mais 254 Professores de Educação Infantil

Publicado em: 11/05/2023 3h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Três imagens de releitura de retratos de Picasso

Estudantes fazem exposição virtual inspirados em retratos produzidos por Pablo Picasso

Publicado em: 11/05/2023 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

1 149 150 151 152 153 1.491