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Bonecas de pano de diferentes etnias promovem representatividade em CEI
Durante oficina, equipe escolar desenvolveu brinquedos para trabalhar sobre diversidade com crianças do CEI Ninho Alegre
Publicado em: 21/10/2022 15h14 | Atualizado em: 21/10/2022Depois de iniciarem os estudos sobre as relações étnico-raciais, professores e gestores do CEI Ninho Alegre, da DRE São Miguel Paulista, resolveram aproveitar os horários de estudo do Projeto Especial de Ação (PEA), de uma forma diferente: participando de uma oficina de bonecas de pano de várias etnias. A ação colaborativa proporcionou representatividade e a ampliação no acervo de materiais do CEI.
O objetivo da oficina foi ampliar o acervo de materiais da unidade escolar e garantir representatividades étnicas com as bonecas disponibilizadas às crianças, favorecendo o trabalho relacionado à construção da identidade. A princípio, a ideia seria comprar bonecas negras mas, a fim de garantir maior afetividade com o brinquedo, os funcionários resolveram confeccionar. A gestão escolar, com a verba do PTRF, comprou os materiais e alguns funcionários levaram máquinas de costura.
A produção foi realizada de forma colaborativa, cada funcionário contribuía com uma habilidade. Foram confeccionadas cerca de 30 bonecas em um período de uma semana. “A ideia de termos essas bonecas surgiu para contribuir no nosso trabalho com as crianças sobre representatividade, tendo bonecas de outras etnias, já que a maioria das nossas bonecas eram brancas. A gente vem estudando para estimular a auto estima delas, é gratificante ver elas brincando”, disse Magna Travassos, coordenadora do CEI.
Quando ficaram prontas, foram guardadas juntas com os outros brinquedos da unidade e, nas aulas previamente contextualizadas, as professoras oferecem as bonecas para as crianças. Elas são ofertadas juntas a outros brinquedos, incluindo bonecas brancas. Cada criança escolhe qual se identifica mais para brincar.
“Nosso objetivo não é destacar o negro e sim naturalizar. A criança não faz distinção, ela vê o brinquedo. Nossas crianças negras precisam de bonecas negras, ler livros e ver filmes com personagens negros”, concluiu a coordenadora.
Desde o início do ano nos horários do PEA, a equipe está estudando sobre etnias, identidade, respeito à diversidade e representatividade, dividindo cada período em um povo. Nesta etapa, antes de partirem para a etapa de confecção das bonecas, os funcionários do CEI fizeram uma visita ao Museu Afro Brasil, onde puderam ampliar seus conhecimentos.
O PEA
O Projeto Especial de Ação (PEA) é um instrumento de trabalho elaborado pelas Unidades Educacionais para melhorar as práticas educativas e a qualidade da educação. Ele é planejado de acordo com o Currículo da Cidade, atendendo as etapas e modalidades da educação. Para ser formado, o PEA é apresentado e discutido em reuniões do Conselho de Escola. Os profissionais de educação participam dos horários do PEA, estudando as prioridades nele expressas e fazem uma avaliação coletiva desse material.
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