Notícias

SME disponibiliza cortesias para nove peças pelo Plateia SME

Confira os contemplados

Publicado em: 04/03/2016 11h01 | Atualizado em: 04/05/2021

plateia grande.jpg

A Secretaria Municipal de Educação oferece, através dos Projetos Plateia SME e Plateinha, aos servidores da rede cortesias para assistirem aos espetáculos: UMA LUZ COR DE LUAR, AS BENEVOLENTES, VOLPONE, TUDO NO SEU TEMPO, entre outros. As inscrições ocorrem nesta quarta-feira, a partir das 18h30.

Confira os contemplados



1 – TUDO NO SEU TEMPO



A trama se passa em um futuro próximo, mais precisamente em 2036, quando uma jovem – garota de programa – tenta salvar sua vida, fugindo de um psicopata pela porta de uma dispensa que, surpreendentemente, a leva ao mesmo local, porém 20 anos no passado, em 2016. Perseguida no passado e no presente, ela tem a chance de salvar sua vida, bem como a de duas outras mulheres envolvidas na história. Inédito no Brasil, o texto, inspirado em filmes como De Volta Para o Futuro (de Robert Zemeckis) e Psicose (de Alfred Hitchcock), é um dos maiores sucessos de Ayckbourn, sendo premiado em diversas partes do mundo.

Segundo o diretor Eduardo Muniz, “Tudo no Seu Tempo não é comédia, não é drama, é como um thriller policial, uma mistura de gêneros, uma homenagem à ficção científica que promete sobressaltos, risos e muita emoção”. Tendo a história policial como fio condutor, a peça aborda, sobretudo, a força da mulher, o feminino. Fala da mulher que tem a sensibilidade necessária para colocar as coisas no eixo, para mudar o mundo. “Na peça, as mulheres representam o encontro da razão com o coração: diante da trama de assassinato e da possibilidade de mudar o desfecho da história, elas ganham força e coragem, e o resultado aparece de forma potente”, reflete o diretor.

Elenco: Cynthia Falabella, Joca Andreazza, Fernanda Couto, Gustavo Trestini, Bete Correia e Edu Guimarães.

Classificação: 14 ANOS

Gênero: thriller policial

Data: 19 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30 

Data: 20 de fevereiro, sábado, às 21h00 

Data: 21 de fevereiro, domingo, às 19h00 

Duração: 105 min.

Local: TEATRO JARAGUÁ – Novotel Jaraguá

Endereço: Rua Martins Fontes, 71 –Bela Vista – São Paulo

Produção: Geradora Teatral

Empresa Parceira: Mamberti Produções

2 – UM BONDE CHAMADO DESEJO



A encenação de uma peça como Um Bonde Chamado Desejo, em uma metrópole culturalmente pulsante como São Paulo, mais de doze anos após a última montagem, é fato que por si só justifica sua importância cultural.

A história criada por Tennessee Williams narra a decadência de Blanche Dubois, que se abriga na casa da irmã Stella para fugir do passado e se depara com seu vulgar cunhado Stanley. Marlon Brando e Jessica Tandy interpretaram, em 1947, na Broadway, dirigidos por Elia Kazan, os protagonistas que aqui serão representados por Maria Luisa Mendonça e Eduardo Moscovis. O texto ganharia notoriedade mundial no cinema, quatro anos depois, quando o mesmo Kazan dirigiu a adaptação cinematográfica com Brando e Vivian Leigh nos papéis principais.

Na trama, a sonhadora e atormentada Blanche DuBois muda-se para a casa da irmã, Stella, no estado norte americano de New Orleans, para logo entrar em violento embate com a brutalidade de seu cunhado, Stanley. Na tensão entre a carnalidade bestial de Stanley e o espírito etéreo de Blanche, ergue-se a mais pungente e bela metáfora do duelo entre o sonho e a realidade, entre a alma e o corpo, que o teatro já produziu.

Com direção de Rafael Gomes, completam o elenco Donizeti Mazonas (no papel de Harold Mitchell) e Virgínia Buckowski (no papel de Stella Kowalski), além dos atores Fabrício Licursi, Fernanda Castello Branco e Matheus Martins. No elenco Maria Luisa Mendonça e Eduardo Moscovis.

110 minutos

Classificação: 14 ANOS
Gênero: Drama

Data: 19 de fevereiro, sexta, às 21h30

Data: 20 de fevereiro, sábado, às 21h00 

Data: 21 de fevereiro, domingo, às 18h00 

Local: TEATRO TUCARENA

Endereço: Rua Monte Alegre, 1024 (entrada pela Rua Bartira) – Perdizes

Empresa Parceira: Morente Forte
Obs.: 02 ingressos por inscrito

3 – GALILEU GALILEI

Na trama, o cientista Galileu (interpretado por Denise Fraga) passa a defender e propagar a ideia de que o Sol é o centro do Universo e a Terra se move e gira em torno dele, enfrentando o posicionamento contrário da Igreja. Na Itália do século XVII, o apaixonado estudioso torna-se uma ameaça a quem não aceita os fatos e, logo, cai nas garras da Santa Inquisição. Em tempos de radicalismos, ânimos exaltados e conservadorismo em alta, Brecht mais uma vez deverá deixar uma saudável pulga atrás da orelha dos espectadores.

150 minutos

Classificação: 12 ANOS
Gênero: Comédia

Data: 19 de fevereiro, sexta, às 21h00 

Local: TEATRO TUCA

Endereço: Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes

Empresa Parceira: Nia Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito

4 – ESTÚPIDO CUPIDO

Exibida há quatro décadas, a novela “Estúpido Cupido” surfava em um saudosismo de memória recente. Escrita por Mario Prata, a trama enfocava a juventude transviada do início dos anos 60 em uma cidade do interior de São Paulo. A barra da ditadura ainda não pesava, então o que importava era curtir um leve rock’n’roll, batalhar para derrubar alguns tabus e sonhar, por exemplo, em vencer o concurso de Miss Brasil. Essa era ambição da jovem Maria Tereza, a Tetê, personagem que popularizou a atriz Françoise Forton e é lembrado até hoje por muitos telespectadores.

O texto de Flavio Marinho ganhou direção de Gilberto Gawronski, Em meio a vinte músicas, como “Banho de Lua”, “Lacinhos Cor de Rosa”, “Juntinhos” e “Broto Legal”, a história gira em torno de Tetê (papel de Françoise), que, no passado, venceu um concurso de beleza, virou atriz famosa e, hoje, apresenta o programa “Sossega”. Convencida por uma amiga (vivida por Clarisse Derzié Luz), ela vai a um reencontro da turma de colégio, uma festa com músicas e figurinos dos anos 60 e 70, e lá tem a chance de encarar com maturidade a perda da inocência juvenil. A Tetê da novela não é a mesma representada no musical, mas o espetáculo propõe uma brincadeira com o tempo e projeta como poderia ter sido o futuro da moça. Além da peça, Françoise também abre a exposição “A Incansável Guerreira da Arte”, que repassa imagens dos principais momentos de sua trajetória na televisão, teatro e cinema. Este musical é em comemoração aos cinquenta anos de carreira da atriz Françoise Forton e a montagem ainda traz no elenco Luciano Szafir, Clarisse Derzié Luz, Renato Rabelo, Sheila Matos, Carla Diaz e Luísa Viotti, entre outros.

Classificação: 12 ANOS
Gênero: Romance

Data: 20 de fevereiro, sábado, às 21h00 

Data: 21 de fevereiro, domingo, às 18h00 

Duração: 90 minutos

Local: TEATRO GAZETA

Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista

Empresa Parceira: Crioula Produções

Obs.: 02 ingressos por inscrito

5 – UMA LUZ COR DE LUAR

A peça narra à história de um pobre menino, filho de pescadores, que decide abandonar a vila em que vive e buscar seu destino além do mar. Ele acaba naufragando e indo parar numa ilha perdida no meio do oceano. Nessa ilha dominada pela temível Rainha Harpia, ele enfrenta as maiores atrocidades para encontrar a tal luz cor de luar. O público é conduzido pelo narrador, um bufão medieval, a uma verdadeira viagem pelas histórias de um reino cheio de pássaros e encantamento.

Idealizado por Chris Aizner, um grandioso cenário explorará as riquezas da fauna e flora brasileira. O renomado figurinista Fabio Namatame assina os mais de 120 figurinos, que trarão os mais diversos pássaros brasileiros caracterizados com a maquiagem de Anderson Bueno. Uma banda com 10 músicos acompanhará o elenco e a iluminação de Paulo Cesar Medeiros levará ao palco tecnologia com projeções de última geração e promete agradar ao público com surpresas circenses.

O elenco conta com nomes como Claudia Ohana e Simone Gutierrez.

Classificação: LIVRE – Infantil
Gênero: Musical

Data: 19 de fevereiro, sexta, às 21 horas

Data: 20 de fevereiro, sábado, às 15 horas 

Data: 20 de fevereiro, sábado, às 20 horas 

Duração: 120 minutos

Local: TEATRO DAS ARTES – Shopping Eldorado

Endereço: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros

Empresa Parceira: Fundação Lia Maria Aguiar
Obs.: 03 ingressos por inscrito

6 – AS BENEVOLENTES


Em sua primeira peça solo, Thiago Fragoso dá vida a Maximillian Aue, um burocrata que se torna oficial da SS – uma das mais famosas divisões da organização nazista de Adolf Hitler. Ele participa dos principais eventos que marcaram a ascensão e queda do Terceiro Reich, incluindo a derrota final do exército alemão com a tomada de Berlim pelos Aliados, passando pela implantação dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau.

Aue é um intelectual que aceita exercer o papel de carrasco com frieza e distanciamento. Consegue escapar e viver com outra identidade até que, em velhice avançada, resolve contar sua história, sem se vangloriar, mas também sem nenhum sinal de arrependimento. Vivendo anonimamente na França, onde administra uma tecelagem, ele se recorda também de sua deturpada relação com a família.

Classificação: 12 anos

Gênero: Romance

Duração: 75 minutos

Data: 19 de fevereiro, sexta, às 21h30 

Data: 20 de fevereiro, sábado, às 21 horas 

Data: 21 de fevereiro, domingo, às 18 horas 

Local: CLUBE HEBRAICA, TEATRO ARTHUR RUBENSTEIN

Endereço: Rua Hungria, 1000 – Pinheiros

Empresa Parceira: Daltrozo Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito

7 – O MISTÉRIO DO SAPATO DESAPARECIDO

O sapato de Cinderela sumiu! Para investigar o seu paradeiro, um sapato-detetive, a la Sherlock Holmes, entra em ação e vai parar em uma sapataria. Lá, encontra famosos sapatos das histórias infantis. Todos são suspeitos! Inspirado em um dos sapatos mais famosos da literatura infantil, o Sapatinho de Cinderela, montagem explora as possibilidades expressivas dos sapatos dentro da linguagem do Teatro de Objetos.

Classificação: 02 ANOS

Gênero: Infantil

Data: 20 de fevereiro, sábado às 15h00 

Data: 21 de fevereiro, domingo, às 11h00 

Duração: 50 min.

Local: TEATRO MUBE NOVA CULTURAL

Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa – Fone: 4301-7521.

Produção: Teatro Por Um Triz

Empresa Parceira: TEATRO MUBE NOVA CULTURAL

8 – VOLPONE


“Volpone, de Ben Jonson, foi escrito no século XVII, em 1605, mas se passa em Veneza no século XVI. O texto é considerado uma obra prima da dramaturgia universal. O autor é considerado o melhor comediógrafo da época, melhor do que Shakespeare, mais voltado para o drama. O texto é muito atual, fala da ganância, e a montagem mostra uma estética divertida, com um elenco absolutamente fantástico”. A história mostra Volpone, um milionário falido de Veneza, que arquiteta um plano, junto com seu fiel empregado Mosca, para recuperar sua fortuna. Espalhando a falsa notícia de que está nos estertores da morte e que sua ¨fortuna¨ será deixada em testamento a um só herdeiro, os abutres da cidade começam a oferecer toda espécie de favores para se tornarem herdeiros. Um jogo que envolve corrupção e sedução vai revelando os mais profundos instintos de ganância, avareza, falta de moral e ética frente ao dinheiro. “O Jogo é tão importante quanto à ganância. Existe algo mais precioso que o ouro: é a astúcia para consegui-lo”.

Classificação: 12 ANOS

Gênero: Comédia

Data: 19 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30 

Data: 20 de fevereiro, sábado, às 21h30 

Data: 21 de fevereiro, domingo, às 20h30 

Duração: 90 min.

Local: TEATRO MUBE NOVA CULTURAL

Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa – Fone: 4301-7521.

Produção: Teatro Mube Nova Cultural

Empresa Parceira: TEATRO MUBE NOVA CULTURAL

9 – CHAPEUZINHO VERMELHO

A peça conta as aventuras de Chapeuzinho Vermelho, uma menina ingênua e curiosa que é enganada por um lobo encantador, interessado em fazer dela seu jantar.

André Abujamra perfuma a peça, com trilha sonora especialmente composta para a montagem. Nessa versão de “Chapeuzinho Vermelho”, a música funciona como uma ambientação e conta a história como um texto implícito, criando climas de leveza ou de tensão, por exemplo. Já a interpretação dos atores é concebida de maneira inovadora, com riqueza de gestos e ausência de falas. “Percebo a necessidade de comunicar de maneira mais sintética. As crianças falam muitas coisas com menos palavras e têm uma reação muito rápida à música. Por isso nessa peça a fala não é necessária. A criança entende a história com os climas que a música gera” explica o diretor Eduardo Leão.

Classificação: 03 ANOS

Gênero: Infantil

Data: 20 de fevereiro, sábado, às 16h00 

Data: 21 de fevereiro, domingo, às 16h00 

Duração: 40 min.

Local: TEATRO FOLHA – Shopping Higienópolis

Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Terraço – Tel. 3823-2323

Produção: Conteúdo Teatral

Empresa Parceira: CONTEÚDO TEATRAL

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211