Notícias

Plateia SME – edição de 2 de março

Contemplados

Publicado em: 04/03/2016 10h59 | Atualizado em: 04/12/2020

plateia grande.jpg

Por meio do Projeto Plateia SME e Plateinha, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo oferece aos seus servidores cortesias para assistirem a espetáculos teatrais.


Confira os contemplados
(TUDO NO SEU TEMPO, EU TENHO TUDO, GALILEU GALILEI, ESTÚPIDO CUPIDO, AS BENEVOLENTES, VOLPONE, MALAZARTE EM TODA PARTE, 
CHAPEUZINHO VERMELHO, ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS)

Confira os contemplados (MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA )

Confira os Contemplados (UM BONDE CHAMADO DESEJO)

MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA


Um louco cuja doença é interpretar pessoas reais é detido por falsa identidade. Na delegacia, se passa por um falso juiz na investigação do misterioso caso do anarquista. A polícia afirma que ele teria se jogado pela janela do quarto andar. A imprensa e a população acreditam que foi jogado. O que teria acontecido realmente? O louco vai enganando um a um, assume várias identidades e, brincando com o que é ou não é real, desmonta o poder e acaba descobrindo a verdade de todos nós. Fo partiu de um caso verídico, o “suicídio” de um anarquista em Milão em dezembro de 1969. Sua engenhosidade, sua capacidade de escrever diálogos cortantes, de criar tipos diversos dentro de uma mesma peça, representados por um mesmo ator, aliado a um profundo senso cômico, dão dimensão universal ao texto. É sua peça mais conhecida, montada no mundo inteiro. Recentemente em Londres, foi encenada com referências ao caso Jean Charles. O personagem do Louco (Dan Stulbach), vê representar um juiz como ponto alto de sua “carreira”, pois já se passou por médico cirurgião, psiquiatra, bispo e engenheiro naval, entre outros. Na delegacia, preso pelo Comissário (Fernando Sampaio) encontra os responsáveis pela investigação, o Delegado (Henrique Stroeter) e o Secretário de Segurança (Riba Carlovich). Depois a imprensa aparece, através da Jornalista (Maira Chasseraux). Todos, menos o Louco são inspirados em personagens reais.

Baseado em fatos reais, a comédia mais famosa de Dario Fo, Prêmio Nobel de Literatura de 1997, diverte e esclarece, aprofunda e critica a vida e a nossa sociedade.

Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia
Data: 02 de março, quarta-feira, às 21h00  
Data: 03 de março, quinta-feira, às 21h00 
Duração: 80 min.
Local: Auditório MASP Unilever
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Cerqueira Cesar –São Paulo –SP
Empresa Parceira: Morente Forte
Obs.: 02 ingressos por inscrito

TUDO NO SEU TEMPO

A trama se passa em um futuro próximo, mais precisamente em 2036, quando uma jovem – garota de programa – tenta salvar sua vida, fugindo de um psicopata pela porta de uma dispensa que, surpreendentemente, a leva ao mesmo local, porém 20 anos no passado, em 2016. Perseguida no passado e no presente, ela tem a chance de salvar sua vida, bem como a de duas outras mulheres envolvidas na história. Inédito no Brasil, o texto, inspirado em filmes como De Volta Para o Futuro (de Robert Zemeckis) e Psicose (de Alfred Hitchcock), é um dos maiores sucessos de Ayckbourn, sendo premiado em diversas partes do mundo.

Segundo o diretor Eduardo Muniz, “Tudo no Seu Tempo não é comédia, não é drama, é como um thriller policial, uma mistura de gêneros, uma homenagem à ficção científica que promete sobressaltos, risos e muita emoção”. Tendo a história policial como fio condutor, a peça aborda, sobretudo, a força da mulher, o feminino. Fala da mulher que tem a sensibilidade necessária para colocar as coisas no eixo, para mudar o mundo. “Na peça, as mulheres representam o encontro da razão com o coração: diante da trama de assassinato e da possibilidade de mudar o desfecho da história, elas ganham força e coragem, e o resultado aparece de forma potente”, reflete o diretor.

Elenco: Cynthia Falabella, Joca Andreazza, Fernanda Couto, Gustavo Trestini, Bete Correia e Edu Guimarães.

Classificação: 14 ANOS
Gênero: thriller policial
Data: 04 de março, sexta-feira, às 21h30 
Data: 05 de março, sábado, às 21h00 
Data: 06 de março, domingo, às 19h00 
Duração: 105 min.
Local: TEATRO JARAGUÁ – Novotel Jaraguá
Endereço: Rua Martins Fontes, 71 –Bela Vista – São Paulo
Produção: Geradora Teatral
Empresa Parceira: Mamberti Produções
02 ingressos por inscrito

EU TENHO TUDO

Texto do argelino Thierry Illouz, autor inédito em língua portuguesa, monólogo com atuação de Pedro Vieira traz aos palcos uma linguagem particular e violenta em uma real visão da  sociedade e da relação entre os homens do nosso tempo.

Um homem ensandecido, ferido de ódio mortal, tem um suposto encontro com um outro numa estação de trem. Contra esse outro – que é suposto por jamais se revelar ao público como uma identidade ou como um rosto – o protagonista dispara imprecações e xingamentos, numa espécie de histeria incessante, como a mais pura expressão de uma pulsão de morte. A montagem traz, pela primeira vez ao Brasil, uma obra do argelino Thierry Illouz.

Classificação: 16 ANOS
Gênero: Monólogo
Data: 04 de março, sexta-feira, às 21h00 
Data: 05 de março, sábado, às 21h00 
Data: 06 de março, domingo, às 19h00 
Duração: 75 min.
Local: Espaço VIGA CÊNICO
Endereço: Rua Capote Valente, 1323 – Sumaré (ao lado do Metrô Sumaré) – São Paulo
02 ingressos por inscrito

GALILEU GALILEI

Na trama, o cientista Galileu (interpretado por Denise Fraga) passa a defender e propagar a ideia de que o Sol é o centro do Universo e a Terra se move e gira em torno dele, enfrentando o posicionamento contrário da Igreja. Na Itália do século XVII, o apaixonado estudioso torna-se uma ameaça a quem não aceita os fatos e, logo, cai nas garras da Santa Inquisição. Em tempos de radicalismos, ânimos exaltados e conservadorismo em alta, Brecht mais uma vez deverá deixar uma saudável pulga atrás da orelha dos espectadores.

Classificação: 12 ANOS
Gênero: Comédia
Duração:150 MINUTOS
Data: 04 de março, sexta, às 21h00 
Data: 06 de março, domingo, às 19h00
Local: TEATRO TUCA
Endereço: Rua Monte Alegre, 1024
Empresa Parceira: Nia Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito

ESTÚPIDO CUPIDO

Exibida há quatro décadas, a novela “Estúpido Cupido” surfava em um saudosismo de memória recente. Escrita por Mario Prata, a trama enfocava a juventude transviada do início dos anos 60 em uma cidade do interior de São Paulo. A barra da ditadura ainda não pesava, então o que importava era curtir um leve rock’n’roll, batalhar para derrubar alguns tabus e sonhar, por exemplo, em vencer o concurso de Miss Brasil. Essa era ambição da jovem Maria Tereza, a Tetê, personagem que popularizou a atriz Françoise Forton e é lembrado até hoje por muitos telespectadores. O texto de Flavio Marinho ganhou direção de Gilberto Gawronski, Em meio a vinte músicas, como “Banho de Lua”, “Lacinhos Cor de Rosa”, “Juntinhos” e “Broto Legal”, a história gira em torno de Tetê (papel de Françoise), que, no passado, venceu um concurso de beleza, virou atriz famosa e, hoje, apresenta o programa “Sossega”. Convencida por uma amiga (vivida por Clarisse Derzié Luz), ela vai a um reencontro da turma de colégio, uma festa com músicas e figurinos dos anos 60 e 70, e lá tem a chance de encarar com maturidade a perda da inocência juvenil. A Tetê da novela não é a mesma representada no musical, mas o espetáculo propõe uma brincadeira com o tempo e projeta como poderia ter sido o futuro da moça. Além da peça, Françoise também abre a exposição “A Incansável Guerreira da Arte”, que repassa imagens dos principais momentos de sua trajetória na televisão, teatro e cinema. Este musical é em comemoração aos cinquenta anos de carreira da atriz Françoise Forton e a montagem ainda traz no elenco Luciano Szafir, Clarisse Derzié Luz, Renato Rabelo, Sheila Matos, Carla Diaz e Luísa Viotti, entre outros.

Classificação: 12 ANOS
Gênero: Romance
Data: 05 de março, sábado, às 21h00 
Data: 06 de março, domingo, às 18h00 
Duração: 90 minutos
Local: TEATRO GAZETA
Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista
Empresa Parceira: Criola Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito

AS BENEVOLENTES

Em sua primeira peça solo, Thiago Fragoso dá vida a Maximillian Aue, um burocrata que se torna oficial da SS – uma das mais famosas divisões da organização nazista de Adolf Hitler. Ele participa dos principais eventos que marcaram a ascensão e queda do Terceiro Reich, incluindo a derrota final do exército alemão com a tomada de Berlim pelos Aliados, passando pela implantação dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau.

Aue é um intelectual que aceita exercer o papel de carrasco com frieza e distanciamento. Consegue escapar e viver com outra identidade até que, em velhice avançada, resolve contar sua história, sem se vangloriar, mas também sem nenhum sinal de arrependimento. Vivendo anonimamente na França, onde administra uma tecelagem, ele se recorda também de sua deturpada relação com a família.

Classificação: 12 anos
Gênero: Romance (monólogo)
Data: 04 de março, sexta, às 21h30 
Data: 05 de março, sábado, às 21 horas 
Data: 06 de março, domingo, às 18 horas 
Duração: 75 minutos
Local: CLUBE HEBRAICA, TEATRO ARTHUR RUBENSTEIN
Endereço: Rua Hungria, 1000 – Pinheiros
Empresa Parceira: Daltrozo Produções
Obs.: 02 ingressos por inscrito

VOLPONE

“Volpone, de Ben Jonson, foi escrito no século XVII, em 1605, mas se passa em Veneza no século XVI. O texto é considerado uma obra prima da dramaturgia universal. O autor é considerado o melhor comediógrafo da época, melhor do que Shakespeare, mais voltado para o drama. O texto é muito atual, fala da ganância, e a montagem mostra uma estética divertida, com um elenco absolutamente fantástico”. A história mostra Volpone, um milionário falido de Veneza, que arquiteta um plano, junto com seu fiel empregado Mosca, para recuperar sua fortuna. Espalhando a falsa notícia de que está nos estertores da morte e que sua ¨fortuna¨ será deixada em testamento a um só herdeiro, os abutres da cidade começam a oferecer toda espécie de favores para se tornarem herdeiros. Um jogo que envolve corrupção e sedução vai revelando os mais profundos instintos de ganância, avareza, falta de moral e ética frente ao dinheiro. “O Jogo é tão importante quanto à ganância. Existe algo mais precioso que o ouro: é a astúcia para consegui-lo”.

Classificação: 12 ANOS
Gênero: Comédia
Data: 04 de março, sexta-feira, às 21h30 
Data: 05 de março, sábado, às 21h30 
Data: 06 de março, domingo, às 20h30
Duração: 90 min.
Local: TEATRO MUBE NOVA CULTURAL
Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa – Fone: 4301-7521.
Produção: Teatro Mube Nova Cultural
Empresa Parceira: TEATRO MUBE NOVA CULTURAL
02 ingressos por inscrito

PLATEINHA

MALAZARTE EM TODA PARTE

Encontramos o caráter astucioso e vivaz de Pedro Malazarte em histórias recolhidas em várias partes do mundo. A partir desta constatação, o Teatro Por Um Triz selecionou três e trouxe para um contexto com referências brasileiras. A primeira história, intitulada A Mosca, é adaptada de um conto do Vietnã e tem como herói uma criança que poderia, sem dúvidas, ser um Malazarte menino. Nela, o pequeno Pedro já se mostra bastante consciente da exploração que um senhor rico e avarento impõe aos seus pais. Com esperteza, consegue ajudá-los a se livrarem das dívidas contraídas com o velho ricaço. Na segunda história, coincidem dois contos: um, recolhido por Câmara Cascudo, em Contos Tradicionais do Brasil e o outro, pelo italiano Ítalo Calvino, em seu livro Perde Quem Fica Zangado Primeiro. Surge aqui um Malazarte juvenil, que através de suas artimanhas, escapa das trapaças de um rico fazendeiro e ainda conquista um grande amor. A última história, adaptação de outro conto recolhido por Ítalo Calvino em Contos Italianos, trata-se de uma licença poética. Colocamos em cena um Malazarte já maduro, casado e com filhos, narrando uma fantástica aventura em que ele parte procurando por todo o mundo “o lugar onde nunca se morre”.

Classificação: 02 ANOS
Gênero: Infantil
Data: 05 de março, sábado às 15h00 
Data: 06 de março, domingo, às 11h00 
Duração: 50 min.
Local: TEATRO MUBE NOVA CULTURAL
Endereço: Rua Alemanha, 221 – Jardim Europa – Fone: 4301-7521.
Produção: Teatro Por Um Triz
Empresa Parceira: TEATRO MUBE NOVA CULTURAL
03 ingressos por inscrito

CHAPEUZINHO VERMELHO

A peça conta as aventuras de Chapeuzinho Vermelho, uma menina ingênua e curiosa que é enganada por um lobo encantador, interessado em fazer dela seu jantar. André Abujamra perfuma a peça, com trilha sonora especialmente composta para a montagem. Nessa versão de “Chapeuzinho Vermelho”, a música funciona como uma ambientação e conta a história como um texto implícito, criando climas de leveza ou de tensão, por exemplo. Já a interpretação dos atores é concebida de maneira inovadora, com riqueza de gestos e ausência de falas. “Percebo a necessidade de comunicar de maneira mais sintética. As crianças falam muitas coisas com menos palavras e têm uma reação muito rápida à música. Por isso nessa peça a fala não é necessária. A criança entende a história com os climas que a música gera” explica o diretor Eduardo Leão.

Classificação: 03 ANOS
Gênero: Infantil
Data: 05 de março, sábado, às 16h00 
Data: 06 de março, domingo, às 16h00 
Duração: 40 min.
Local: TEATRO FOLHA – Shopping Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Terraço – Tel. 3823-2323
Produção:Conteúdo Teatral
Empresa Parceira: CONTEÚDO TEATRAL
03 ingressos por inscrito

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Que a história de Alice já faz parte do imaginário da maioria das pessoas, ninguém duvida. Muitas adaptações e releituras estão disponíveis para comprovar o quanto todo o universo criado por Lewis Carroll se tornou inspirador.

Alice no País das Maravilhas conta a história de uma menina muito curiosa, que ao ver um coelho branco passar correndo o seguiu e acabou caindo em um túnel. Então, Alice chega ao País das Maravilhas, um lugar mágico onde diminui e aumenta de tamanho várias vezes ao longo da trama. Alice ainda encontra o sorridente Gato de Cheshire, a Rainha de Copas, o Chapeleiro Maluco, a lebre do campo, a tartaruga e o grifo. Alice embarca em um mundo de muita fantasia e passa por várias aventuras até voltar para o mundo real.

Dirigido pelo italiano Billy Bond, o espetáculo, que conta com 180 figurinos e cinco cenários, aposta na interatividade, além de investir na sofisticação dos contos de fadas e efeitos especiais. A montagem tem ainda recursos de gelo seco, levitações, ilusionismo, recursos 4D, e telões de led (criando o efeito LED ILUSION) tudo para que a plateia tenha a sensação de fazer parte do espetáculo.

Classificação: 04 ANOS
Gênero: Infantil
Data: 05 de março, sábado, às 15h00 
Duração: 90 min.
Local: TEATRO BRADESCO- Shopping Bourbon
Endereço: Rua Palestra Itália, 500- 3º piso – Perdizes
Empresa Parceira: OPUS Promoções
03 ingressos por inscrito

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212