Bibliotecas dos CEUs começam a receber óculos que ajudam deficientes visuais a ler textos

Iniciativa torna o acervo mais acessível para pessoas com cegueira ou baixa visão.

Publicado em: 05/04/2019 16h38 | Atualizado em: 30/11/2020

oculos_740x430.jpg

As Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Perus e Feitiço da Vila receberam dois pares de óculos que auxiliam pessoas com deficiência visual a terem acesso aos livros, jornais e revistas de seus acervos.

“Acreditamos na utilização das tecnologias como forma de inclusão e a administração trabalha para trazer melhoria para toda a população”, afirma o secretário municipal de Educação, João Cury Neto.

Os óculos possuem, em uma de suas hastes, uma câmera inteligente que escaneia e transforma o conteúdo de textos em áudio, dando mais oportunidade de inclusão às pessoas com algum tipo de deficiência visual.

oculos_740x430 1.jpg

Com a aquisição, a biblioteca do CEU Perus ampliará o acesso ao seu acervo para os cerca de dez estudantes com baixa visão ou cegueira que cursam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em suas unidades, além de frequentadores da comunidade.

Segundo dados do IBGE, a cidade de São Paulo tem hoje 345,5 mil pessoas com deficiência visual.

Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.