Notícias

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo

Pelo quinto ano consecutivo, a capital paulista não possui fila de espera por vagas em Centros de Educação Infantil (CEIs)

Publicado em: 09/05/2025 16h14 | Atualizado em: 09/05/2025
Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

A cidade de São Paulo segue garantindo o direito à educação infantil: pelo quinto ano consecutivo, não há fila de espera por vagas em creches da Rede Municipal de Ensino (RME). Com mais de 300 mil bebês e crianças de 0 a 3 anos matriculados, a rede oferece atendimento gratuito, com brincadeiras, vivências, aprendizado, interações sociais e cinco refeições diárias em uma jornada de até 10 horas, sob os cuidados de profissionais qualificados.

As inscrições para os Centros de Educação Infantil (CEIs) estão abertas durante todo o ano, e o sistema da Prefeitura realiza o encaminhamento da criança para a unidade mais próxima do endereço informado pela família.

Quando a vaga disponível fica a mais de 1,5 km da residência da criança, a Prefeitura oferece o Transporte Escolar Gratuito (TEG). Desde sua criação, em 2021, o número de bebês e crianças matriculados nos CEIs atendidos pelo programa aumentou 200%, foi de 7.163 para 22.873 em 2024. Neste ano, mais de 19,7 mil já estão cadastradas para o benefício.

“É sempre importante destacar a importância do acesso à creche no desenvolvimento das crianças. Nessa fase crucial, o cérebro está em constante aprendizado e adaptação. Ao frequentar esse espaço educacional, proporcionamos bases sólidas para o sucesso futuro. Mesmo não sendo obrigatório, matricule seu bebê ou criança de até três anos em uma creche da Prefeitura”, reforça o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Como matricular seu filho na creche

As famílias interessadas podem procurar a unidade de Educação Infantil mais próxima — a consulta pode ser feita pelo portal Escola Aberta — ou realizar o cadastro diretamente online, pelo site Cadastro Infantil.

Documentos necessários:

  • Certidão de nascimento da criança (original e cópia simples ou digital);
  • Comprovante de endereço com CEP (conta de água, luz, telefone ou gás);
  • Documento de identificação do responsável (RG, RNE ou CNH).

Vagas garantidas para quem faz pré-natal na rede pública

Outra iniciativa da Prefeitura é o programa Mãe Paulistana Creche, realizado em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Por meio dele, gestantes que realizam o pré-natal completo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade têm vaga garantida em CEIs para seus bebês. Basta manifestar o interesse na própria unidade de saúde. O cadastro também pode ser feito no site Escola On-line.

Bebetecas na cidade

A capital também investe em espaços voltados especialmente para as famílias da primeira infância. As Bebetecas, implantadas em 14 Centros Educacionais Unificados (CEUs), são ambientes lúdicos e acolhedores pensados para estimular interações, experiências e vínculos afetivos. 

As unidades estão presentes nos CEUs Parque Novo Mundo, Tremembé, Taipas, Pinheirinho, Arthur Alvim, Carrão/Tatuapé, Vila Alpina/Vila Prudente, São Miguel, São Pedro/José Bonifácio, Parque do Carmo, Freguesia do Ó, Barro Branco/Cidade Tiradentes, Tiquatira e Rei Pelé.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas cozinheiras uniformizadas de branco e toca no cabelo oferecem o prato de refeição para uma criança pequena.
Foto de uma mulher negra, coma imagem de u um CEU de fundo.

Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025

Publicado em: 09/05/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo

Publicado em: 09/05/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Ação Na Pista Certa

Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito

Publicado em: 09/05/2025 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Piscina Ceu Paraisópolis

Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões

Publicado em: 08/05/2025 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.515