Notícias
Autorretrato em três dimensões
EMEF organiza projetos específicos para as aulas de substituição
Publicado em: 27/01/2017 11h33 | Atualizado em: 30/11/2020Desde 2013, os professores de módulo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa desenvolvem projetos específicos nos horários nos quais assumem regência. Temas como identidade e criação, diversidade, meio ambiente, saúde, cidadania e protagonismo juvenil são focados pelos educadores durante todo ano a partir de sequências de atividades interdisciplinares.
Um dos projetos que caiu no gosto da criançada foi o “Identidade e Criação”, no qual os alunos foram estimulados a produzirem materiais com o foco na própria personalidade e identidade. Um exemplo disso é o autorretrato em 3 Dimensões (3D) e Histórias em Quadrinhos (HQ) baseadas nos alunos, suas experiências e personalidades.
Sob comando do Professor de Artes, Rodrigo Pignatari, os alunos aprenderam a criar brinquedos de papel, os chamados “Toy Paper”. Os bonecos foram compostos a partir das características pessoais dos participantes, como cores preferidas, gostos musicais e características físicas. “São como autorretratos em 3D. Não são cópias fiéis da figura dos alunos, carregam a livre expressão de cada um, a partir de como eles se enxergam”, disse o professor.
Formado em Artes, com foco em Teatro, o professor Rodrigo integra a equipe da EMEF desde 2010. Ele contou que começou o trabalho com foco na identidade dos alunos e que o autorretrato em 3D foi uma das primeiras atividades desenvolvidas. “Percebemos aqui na escola que os alunos, muitas vezes, não reconhecem o próprio corpo e cor. E essas atividades contribuem para a valorização da própria imagem, da auto-imagem”, contou Rodrigo.
Quando todas as salas terminam a confecção dos bonecos foi organizada uma exposição no pátio do colégio. O professor conta que alguns alunos fizeram mais de um e que as mães comentaram que até em casa as crianças produziram bonecos.
A sequência de atividades para criação do autorretrato aconteceu no primeiro semestre e teve a duração de seis aulas. Cada turma desenvolveu seu trabalho em um ritmo diferente, conforme as aulas nas quais o professor Rodrigo compareceu em regência. No segundo semestre, o foco foi a criação de pequenas histórias com início, meio e fim. HQ em tirinhas foi a primeira atividade e depois os alunos confeccionam histórias com mais quadros.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para os professores atuarem na EMEBS Helen Keller
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias na capital paulista
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Prefeitura de Jundiaí visita CEU Rei Pelé e CEU Papa Francisco
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 25 mil estudantes da Rede Municipal visitaram museus com abordagem focada na Educação Antirracista
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEUs recebem sessões de cinema ao ar livre com exibição de Divertida Mente 2
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional
Relacionadas

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E
Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças
Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP
Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME oferece 200 vagas para professores da rede municipal realizarem o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes”
Publicado em: 15/03/2024 4h26 - em Educação em Direitos Humanos

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino
Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação