Notícias

SME oferece 200 vagas para professores da rede municipal realizarem o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” 

As inscrições online começam nesta segunda-feira (18), a partir das 14h; a formação será na modalidade à distância

Publicado em: 15/03/2024 16h26 | Atualizado em: 18/03/2024
imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Currículo – Núcleo de Educação para Relações Étnicos Raciais, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promoverá o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” com foco na formação de professores que tenham interessem em atuar no projeto após a formação. 

Serão oferecidas 200 vagas para os professores da Rede Municipal de Ensino, serão 4 turmas com 50 vagas cada. As inscrições começam nesta segunda-feira (18),  a partir das 14h, e vão até às 14h do dia 25/03. Serão priorizadas as inscrições de servidores das escolas participantes do Projeto Portas Abertas. É necessário efetuar login com e-mail institucional da Microsoft (@sme.prefeitura.sp.gov.br).

A formação é na modalidade à distância. As aulas acontecerão no ambiente virtual de aprendizagem pela plataforma Teams. A carga horária total é de 20h, sendo 12h a distância e 8h em aulas síncronas. Podem participar Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio. 

Entre os objetivos do curso está formar educadores da rede municipal para docência de língua portuguesa aos imigrantes que vivem em São Paulo; contribuir para o fortalecimento da cidadania e acesso aos serviços públicos, bem como inserção a cultura brasileira, e compreender procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa para esse público.

Os participantes deverão realizar a atividade obrigatória que será construir um plano de aula para uma turma de 20 estudantes do nível básico do curso Português para Imigrantes. Para receber certificação é necessário conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência, entrega e aprovação da atividade obrigatória.

Havendo vagas remanescentes poderão ser contemplados os seguintes cargos como público-alvo: Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Serviços Técnicos Educacionais. 

Veja, abaixo, as turmas, datas e horários dos encontros síncronos:

Turmas 1 e 2

Dias: 2, 9, 16 e 23 de abril, das 19h às 21h

Turmas 3 e 4

Dias: 4, 11, 18, e 26 de abril, das 9h às 11h. 

Veja o cronograma detalhado. 

Clique aqui e acesse o formulário de inscrição.     

Confira a publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440