Notícias

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Novas ações de combate foram realizadas pela Prefeitura, entre elas, o apoio de Mães Guardiãs que prestarão orientações nas escolas municipais

Publicado em: 18/03/2024 18h22 | Atualizado em: 18/03/2024

Fotografia de profissional fazendo demonstração de combate à dengue - Fumacê
A Prefeitura de São Paulo decretou estado de emergência em saúde pública para a dengue, nesta segunda-feira (18). A capital registra hoje 414 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes. Com isso, novas ações foram realizadas, como o apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais. 

No início deste mês a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o Dia D de Mobilização Contra a Dengue nas escolas municipais da capital, que aconteceu simultaneamente ao Dia D de mobilização estadual contra as arboviroses urbanas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo.

A ocasião contou com ações educativas de prevenção e combate à dengue em escolas e Centros Educacionais Unificados (CEUs), e envolveu a distribuição de um milhão de folders informativos a serem distribuídos aos estudantes, além de programação especial com a presença do secretário municipal da Saúde e dos coordenadores regionais de Saúde.

Inspiradas nas ações que aconteceram no Dia D, as unidades educacionais da Rede Municipal de Educação realizam diversas ações sobre a conscientização ao combate à dengue, a fim de informar a comunidade, por meio das crianças e jovens. Na EMEF Benedito Calixto, por exemplo, as turmas dos nonos anos promoveram oficinas para os estudantes dos quartos anos e confeccionaram armadilhas para o mosquito que foram espalhadas por toda a escola.

Já no CEI Elza Soares, da DRE São Mateus, as crianças fizeram uma caminhada em torno do Centro e entregaram panfletos que elas mesmas produziram sobre o combate à dengue. E na EMEI Jardim Premiano, as crianças confeccionaram mosquitos da dengue e depois foram para a área externa da unidade colocar o mosquito em possíveis pontos de foco da dengue.

Esses são só alguns exemplos do que as escolas da rede municipal estão fazendo para promover a conscientização ao combate à dengue. O tema é abordado cotidianamente no ambiente escolar, explicando formas de combate e a importância de ficar atento aos possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. 

Confira, abaixo, as novas ações realizadas pela Prefeitura de São Paulo no enfrentamento à dengue:

  • Ampliação no horário de atendimento em todas as 80 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial). A partir de segunda-feira, dia 18, essas unidades passam a ter três horas a mais de atendimento todos os dias, ficando abertas até 22h;
  • Reforço de 3,2 mil mulheres contratadas pelo Programa Operação Trabalho (POT). Elas passarão por treinamento e estarão distribuídas nas 32 subprefeituras; 
  • Apoio de 6,5 mil mães contratadas pelo POT Mães Guardiãs que terão curso de capacitação para orientação nas escolas municipais; 
  • Mais 30 veículos de nebulização, elevando o número total para 96; 
  • Reforço na campanha de conscientização, com faixas em cruzamentos de vias, terminais de ônibus e dentro dos coletivos e 
  • Novas tendas para atendimento de pessoas com sintoma, em Itaquera e São Miguel Paulista.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou em seu site roteiros para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, clique e acesse estes materiais:

Fique atento aos possíveis focos e confira esses e outros materiais no site da Secretaria Municipal de Saúde. 

Clique aqui e confira um vídeo com orientações básicas sobre como prevenir criadouros do Aedes aegypti, feito por um profissional da Secretaria Municipal de Saúde e uma Guardiã da Alimentação Escolar. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440