Notícias

Artigo do secretário Fernando Padula destaca benefícios das parcerias publico-privadas na Educação

Novo modelo inédito prevê construção de 10 novos CEUs e já foram entregues os CEUs Rei Pelé e Papa Francisco

Publicado em: 24/07/2025 11h06 | Atualizado em: 24/07/2025
Inauguração Do Ceu Rei Pelé

Um artigo escrito pelo Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, e publicado nesta quinta-feira (24) pela Gazeta do Povo destaca o modelo inédito de parcerias público-privadas (PPPs) que prevê a construção e manutenção de 10 novos CEUs na capital paulista, permitindo que a Secretaria Municipal de Educação foque nas questões educacionais e na garantia das aprendizagens.

Confira o artigo na íntegra

PPPs na educação: racionalidade e modernização no uso dos recursos públicos

Precisamos, a cada dia, buscar alternativas modernas para melhorar a gestão dos recursos públicos, com foco na aprendizagem dos nossos estudantes. É obrigatório sempre colocar o aluno em primeiro lugar. Para isso, a busca por soluções sem visões dogmáticas e focada exclusivamente na melhoria da gestão e na prestação de serviços com qualidade é essencial. Para tanto, a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo (SME) lançou edital para duas parcerias público-privadas (PPPs), que visam à construção e à manutenção de 10 CEUs na cidade de São Paulo.

No velho modelo vigente há décadas, a cada problema é necessário um novo, moroso e burocrático processo. Além disso, cada serviço necessário para o funcionamento do CEU tem um contrato próprio. Por exemplo: limpeza, vigilância, guarda-vidas, manutenção da piscina, dos elevadores, entre outros. Ou seja, há a necessidade de uma profusão de processos.

Nunca é demais lembrar que todos esses serviços já são terceirizados há décadas. E, antes que se levantem as bandeiras e falsas narrativas contra a ‘privatização’, é preciso destacar que o velho modelo onera diretores e gestores educacionais, que acabam por gastar tempo demasiado com atividades burocráticas e administrativas, deixando de priorizar o essencial: o pedagógico, para garantir o direito de aprendizagem dos estudantes.

Já o novo modelo das PPPs administrativas, amplamente utilizado na área de infraestrutura, garante, por meio de um único contrato para construção e manutenção dos equipamentos (chamados de facilities), maior agilidade e eficiência dos serviços, melhor qualidade e continuidade na gestão e manutenção.

Tive a oportunidade de conhecer o modelo pioneiro de PPPs de construção de escolas na cidade de Belo Horizonte, e lá conversei com diretoras que relataram aprovação ao modelo e comemoraram o fato de poderem se dedicar mais à aprendizagem dos estudantes.

Em 2025, o prefeito Ricardo Nunes já entregou dois novos CEUs (Rei Pelé e Papa Francisco), chegando a 60 na cidade, e tem mais três em obras e cinco contratados. Todos os 10 novos serão construídos no modelo de PPP. Todos são construídos em territórios de alta vulnerabilidade e mantidos por 25 anos pelo parceiro vencedor do certame, por ter ofertado a menor contraprestação mensal para o poder público.

Compete à PPP, além da construção, a instalação de todo o mobiliário e equipamentos, a prestação dos serviços de limpeza, controle de pragas, vigilância, circuito de câmeras (conectado ao Smart Sampa), manutenção, jardinagem, dentre outros serviços administrativos, além do fornecimento de internet, energia, água e gás.

Outra novidade do modelo está no compromisso com a sustentabilidade, que se materializa na instalação de usina fotovoltaica para economia de 40% no gasto com energia elétrica e sistema de tratamento para a reutilização das águas dos chuveiros dos banheiros do bloco esportivo.

Esse é um modelo virtuoso e o primeiro a ser adotado no estado de São Paulo na área da educação. Por tudo isso, há a necessidade premente de modernizar o processo de construção e manutenção de equipamentos educacionais. Nossos estudantes precisam e merecem!

Fernando Padula é secretário municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Chá Da Tarde Com Os Avôs Promove Aproximação E Acolhimento Entre Gerações

CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos

Publicado em: 25/07/2025 3h30 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia mostra o coordenador do Imprensa Jovem em formação no palco do evento.
Primeiro Momento Do Seminário Reuniu Cerca De 800 Participantes Para Compartilhar Relatos De Práticas
Revista Destaca As Ações De Acolhimento Dos Estudantes Migrantes Do Território

DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante

Publicado em: 25/07/2025 8h57 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Projeto De Xadrez Amplia Acesso A Prática Em Diversas Idades

CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade

Publicado em: 24/07/2025 5h09 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.546