Notícias

Alunos escritores da EMEF Benedito Calixto produzem contos nas aulas de informática

Livro e documentário serão realizados a partir dessa experiência

Publicado em: 16/11/2017 15h10 | Atualizado em: 30/11/2020

Calixto_740_x_430.jpg

Alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Calixto, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, tornam-se escritores de contos nas aulas de informática.

“A ideia surgiu da necessidade de auxiliar o trabalho desenvolvido em sala de aula, com o objetivo de consolidar a leitura e a escrita”, comenta Paulo Ricardo, Professor Orientador de Informática Educativa (POIE), idealizador do projeto.

“Aprendi a corrigir as palavras, a fazer uma história com o computador, era uma coisa que eu não sabia fazer corretamente”, comenta o aluno escritor Benjamin, do 4º ano B.

Este é o terceiro ano de desenvolvimento do projeto na unidade. Com duração de três bimestres, ele foi organizado nas seguintes etapas:

1ª etapa – Sondagens com os alunos do ciclo de alfabetização (3ª ano) para o ciclo interdisciplinar (4ª ano), visando identificar as necessidades e oportunidades de aprendizagem.

2ª etapa – Planejamento do projeto tendo a sondagem como base, contemplando as expectativas de aprendizagem propostas nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação (SME).

3ª etapa – Introdução ao programa de edição de documentos Microsoft Word como meio de escrita, apresentando suas ferramentas e possibilidades.

4ª etapa – Utilização do Google como ferramenta de pesquisa de informações na internet.

5ª etapa – Com base nas informações pesquisadas e orientadas pelo professor, os alunos forma estimulados a treinar a leitura e escrita de pequenos contos.

6ª etapa – Construção de contos oficiais para compor o livro de histórias do projeto.

7ª etapa – Compilação das produções e edição do livro de contos Escritores do Calixto 2017.

8º etapa – Evento de apresentação dos contos para alunos de outras turmas, com direito a sessão de autógrafos dos alunos escritores. As apresentações serão gravadas em vídeo e farão parte de um documentário que contará a história sobre os Escritores do Calixto.

Confira a última versão do livro de contos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends

Cerca de 500 jovens repórteres do Imprensa Jovem visitarão o Anime Friends

Publicado em: 02/07/2025 4h40 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Projeto Mini Cidade Promove Educação De Trânsito

Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade no CEU Jaçanã

Publicado em: 02/07/2025 4h12 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Projeto Mini Cidade Promove Educação De Trânsito

Crianças vivem a experiência de dirigir no trânsito da Mini Cidade nos CEUs da capital paulista

Publicado em: 02/07/2025 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Jardim Campos

CEI Jardim Campos promoveu ação solidária para toda a comunidade

Publicado em: 02/07/2025 1h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Formacao Eol 18

Ciclo de formações na DRE São Miguel prepara unidades para Censo MEC

Publicado em: 02/07/2025 1h36 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.536