Notícias
LEDUC fortalece a educação pública na zona leste em terceiro encontro de 2026
Movimento educacional da zona leste reúne educadores, parceiros e poder público para formação, diálogo e fortalecimento das políticas educacionais no território
Publicado em: 14/04/2026 18h34 | Atualizado em: 22/04/2026
A educação pública na zona leste segue sendo fortalecida por iniciativas coletivas e comprometidas com o território. O Movimento Educacional da Zona Leste segue para o terceiro encontro de 2026 deste coletivo, que vem se consolidando como um importante espaço de aprendizado, diálogo qualificado e atuação política em defesa da educação nos distritos de Guaianases, Cidade Tiradentes e Lajeado. Ao longo de 2025, o LEDUC promoveu encontros formativos e de articulação que impulsionaram o debate sobre a educação pública na zona leste, com destaque para os estudos sobre Políticas Públicas realizados em parceria com gestores da DRE Guaianases.
Também foram promovidos momentos de troca de experiências pedagógicas e sociais com representantes do Instituto Vida, da Associação Beneficente Kairós e da ONG Pleno Viver, reafirmando o compromisso do movimento com uma educação democrática, participativa e conectada às realidades locais. Em 2026, os encontros têm sido impulsionados pelas temáticas “Acolhimento na Educação Infantil” e “Cuidar para Proteger”, mediadas por formadoras da Divisão Pedagógica (Educação Infantil) e do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) da DRE Guaianases.
A participação da Chefe da Assessoria Interterritorial da Secretaria Municipal de Educação, Profa. Me. Roseli Marcelli, também fortalece o debate ao compartilhar projetos que reafirmam a construção de um município educador. O LEDUC nasce e se fortalece como um movimento coletivo de educadores e parceiros, dedicado à formação continuada, à troca de saberes e à construção de propostas que dialogam diretamente com os desafios reais das comunidades.
Este terceiro encontro do ano terá caráter formativo e foi cuidadosamente planejado a partir das indicações e necessidades apontadas pelos participantes nos encontros anteriores, reafirmando o compromisso com a escuta ativa e a construção coletiva. A presença de autoridades e representantes comprometidos com a educação pública engrandece o encontro, fortalece o diálogo entre sociedade civil e poder público e valoriza iniciativas que nascem no território e para o território. Nesta edição haverá emissão de certificado de participação, mediante inscrição prévia por meio deste link. Os encontros do LEDUC ocorrem no CEU Água Azul a partir das 18h30.
Leia mais notícias sobre a Rede Municipal de Ensino.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME publica Edital de Chamamento Público para ações de Educação em Direitos Humanos
Secretaria Municipal de Educação
"Intensivão" das Aprendizagens mobiliza escolas da Rede Municipal no dia 26 de setembro
Educação Infantil
Seminário Juntos pela Aprendizagem reúne educadores para fortalecer o pensamento matemático na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
"Papo de Rede" conecta profissionais da educação e compartilha experiências da Rede Municipal de Ensino
EMFORPEF
SME inicia construção da Política de Formação Continuada da Rede
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições prorrogadas para o 2° Festival de Batalhas de Rima e SLAM
Relacionadas
SME publica Edital de Chamamento Público para ações de Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 25/09/2026 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação
“Intensivão” das Aprendizagens mobiliza escolas da Rede Municipal no dia 26 de setembro
Publicado em: 25/09/2026 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário Juntos pela Aprendizagem reúne educadores para fortalecer o pensamento matemático na Educação Infantil
Publicado em: 25/09/2026 12h30 - em Educação Infantil
“Papo de Rede” conecta profissionais da educação e compartilha experiências da Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 24/09/2026 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação
SME inicia construção da Política de Formação Continuada da Rede
Publicado em: 23/09/2026 4h10 - em EMFORPEF





