Notícias
Alunos do 9º ano da EMEF Célia Regina visitam Sistema Metroviário de São Paulo
Atividade complementa conteúdo de Geografia sobre Globalização e Mobilidade Urbana
Publicado em: 23/08/2017 17h09 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Célia Regina
No dia 8 de junho, um grupo de 12 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Célia Regina, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, acompanhados pelas professoras Jéssica Oliveira e Claudia Cabral, realizou uma saída pedagógica para visitar algumas estações do sistema metroviário de São Paulo, localizadas nas linhas Azul, Vermelha e Amarela. O objetivo foi analisar os sistemas ferroviários da cidade de São Paulo, que fizeram e fazem parte da economia de nosso país tendo, como exemplos, estações do metrô e linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
No decorrer do 2º bimestre, na matéria de Geografia, ministrada pela professora Jéssica, os alunos estudaram as características da Globalização, desde o período histórico das Revoluções Industriais no século XVIII até o século XXI, com a Revolução Técnica-Científica. Para complemento, os discentes assistiram ao filme “Mauá – O Imperador e o Rei”, dirigido por Sérgio Rezende. Após reflexões, perceberam algumas influências desse brasileiro para o avanço industrial em nosso país, no século XIX.
A partir da visita, foi possível que os alunos analisassem e observassem a projeção e interligações das linhas do trem e metrô. Além disso, lembraram que o objetivo da construção dos trilhos era para o deslocamento de mercadorias dentro do país e realização de exportações. Atualmente, são utilizados para conduzir pessoas de um lugar para outro com mais rapidez.
Em relação aos aspectos sociais, os estudantes observaram o perfil das pessoas e perceberam modificações no comportamento e vestimenta de acordo com a localização. Observaram que os homens estavam vestidos com ternos e gravatas e as mulheres com saltos e roupas mais formais na estação da Sé e, principalmente, na linha Amarela.
A modernidade da linha Amarela foi outro assunto recorrente entre eles. Os estudantes também reconheceram a estação da Luz como um patrimônio histórico.
Sobre os grafites observados nas estações Sé e Luz, o aluno Hugo Souza, 14, relata que “as imagens mostram assuntos diversos. Na Sé, parecia que mostravam guerras no período medieval e, na Luz, a escravidão, ditadura militar, liberdade de expressão e outros assuntos que estamos estudando no TCA. Também achei muito bonita a linha Amarela, e a Azul”. Já a aluna Brunna de Lima, 15, observa que “a saída foi muito divertida, nós nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo. Achei muito importante as produções que vimos no metrô. Isso mostra que, mesmo dentro de um lugar em que as pessoas passam sempre correndo, é possível ver um pouco de arte e alegria”.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME reforça importância de atualização dos dados cadastrais dos estudantes para organização do ano letivo
Secretaria Municipal de Educação
SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo é destaque em formação educomunicativa na Bahia
Secretaria Municipal de Educação
Webinar encerra o “I Seminário JA – Avaliação: o cotidiano da sala de aula e o avanço das aprendizagens”
Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante
Relacionadas

Primeira reunião para apresentação da Saúde Escolar da DRE PJ
Publicado em: 30/12/2015 10h40 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Saúde escolar é tema de reunião na SME
Publicado em: 30/12/2015 10h39 - em Saúde Escolar

Curso promove cuidados à saúde vocal do professor
Publicado em: 30/12/2015 10h38 - em Saúde Escolar

Biblioteca do CEU Rosa da China desenvolve projeto “Pequenos Sócios,Grandes leitores” com EMEI e CEI da unidade
Publicado em: 28/12/2015 1h21 - em CEU e COCEU

II Seminário dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral: conhecimento, protagonismo e intervenção social
Publicado em: 28/12/2015 12h31 - em CEU e COCEU