Notícias
Alunos do 9º ano da EMEF Célia Regina visitam Sistema Metroviário de São Paulo
Atividade complementa conteúdo de Geografia sobre Globalização e Mobilidade Urbana
Publicado em: 23/08/2017 17h09 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Célia Regina
No dia 8 de junho, um grupo de 12 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Célia Regina, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, acompanhados pelas professoras Jéssica Oliveira e Claudia Cabral, realizou uma saída pedagógica para visitar algumas estações do sistema metroviário de São Paulo, localizadas nas linhas Azul, Vermelha e Amarela. O objetivo foi analisar os sistemas ferroviários da cidade de São Paulo, que fizeram e fazem parte da economia de nosso país tendo, como exemplos, estações do metrô e linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
No decorrer do 2º bimestre, na matéria de Geografia, ministrada pela professora Jéssica, os alunos estudaram as características da Globalização, desde o período histórico das Revoluções Industriais no século XVIII até o século XXI, com a Revolução Técnica-Científica. Para complemento, os discentes assistiram ao filme “Mauá – O Imperador e o Rei”, dirigido por Sérgio Rezende. Após reflexões, perceberam algumas influências desse brasileiro para o avanço industrial em nosso país, no século XIX.
A partir da visita, foi possível que os alunos analisassem e observassem a projeção e interligações das linhas do trem e metrô. Além disso, lembraram que o objetivo da construção dos trilhos era para o deslocamento de mercadorias dentro do país e realização de exportações. Atualmente, são utilizados para conduzir pessoas de um lugar para outro com mais rapidez.
Em relação aos aspectos sociais, os estudantes observaram o perfil das pessoas e perceberam modificações no comportamento e vestimenta de acordo com a localização. Observaram que os homens estavam vestidos com ternos e gravatas e as mulheres com saltos e roupas mais formais na estação da Sé e, principalmente, na linha Amarela.
A modernidade da linha Amarela foi outro assunto recorrente entre eles. Os estudantes também reconheceram a estação da Luz como um patrimônio histórico.
Sobre os grafites observados nas estações Sé e Luz, o aluno Hugo Souza, 14, relata que “as imagens mostram assuntos diversos. Na Sé, parecia que mostravam guerras no período medieval e, na Luz, a escravidão, ditadura militar, liberdade de expressão e outros assuntos que estamos estudando no TCA. Também achei muito bonita a linha Amarela, e a Azul”. Já a aluna Brunna de Lima, 15, observa que “a saída foi muito divertida, nós nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo. Achei muito importante as produções que vimos no metrô. Isso mostra que, mesmo dentro de um lugar em que as pessoas passam sempre correndo, é possível ver um pouco de arte e alegria”.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú
Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre Prefeitura de São Paulo e SESI vai atender cerca de 10 mil crianças e jovens com atividades de esporte e danças
Secretaria Municipal de Educação
SME elabora documento para ações de Matemática no mês de maio
Secretaria Municipal de Educação
Famílias do CEI Cantinho da Tia Isaura constroem composteira
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Memórias Literárias "O Livro da Vida" será lançado no CEU Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
EMEI Olandya Peres Ribeiro realiza chá literário com presença de autores dos livros lidos
Relacionadas
Centros para Crianças e Adolescentes (CCA)
Publicado em: 18/03/2016 11h24 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEU Parelheiros recebe show da cantora Mônica Salmaso
Publicado em: 18/03/2016 10h37 - em CEU e COCEU
Seminário proporciona reflexão sobre Cultura Maker
Publicado em: 18/03/2016 9h54 - em Ensino Fundamental e Médio
CEU Vila Rubi recebe show da cantora Alaíde Costa
Publicado em: 18/03/2016 9h51 - em CEU e COCEU
CEU Cidade Dutra recebe show da cantora Daúde
Publicado em: 17/03/2016 9h34 - em CEU e COCEU