Notícias

Alunos de Ensino Fundamental realizam projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais

E o que garrafas coloridas e com brilho foram capazes de fazer dentro de uma escola?

Publicado em: 19/06/2019 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020

garrafassensoriais_740x430.jpg

Elas foram o motivo de uma sala do Ciclo de Alfabetização, do segundo ano e alunos do Clube da Leitura da E.M.E.F. Cel. PM José Hermínio participarem de uma experiência sensorial incrível.
Na sala do segundo ano A, da Professora Sandra Vieira temos Alice, uma garotinha muito envolvente e autista. Ela participa semanalmente do Atendimento Educacional Especializado com a Professora Iara Viana responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais e que acumula cargo como Professora Orientadora de Sala de Leitura.
A Professora Iara em um atendimento trouxe uma garrafa sensorial para despertar na aluna o seu lado lúdico, a curiosidade, autocontrole. A intenção era que Alice pudesse expressar seus sentimentos de forma mais tranquila por meio da observação e dos movimentos dos objetos dentro da garrafa. Ao ver a garrafa, Alice ficou totalmente feliz e levou a garrafa para a sala de aula, querendo mostrar seu novo brinquedo para todos os alunos. Detalhe, ela quase não manifesta contato ou comunica-se com seus amigos de sala. Mas aquele objeto tão especial pra ela deixou- a tão feliz que Alice quis compartilhar a felicidade que estava sentindo aos amigos.

garrafassensoriais_740x430 2.jpg

Então a Professora Iara juntamente com a Professora Sandra tiveram uma ideia brilhante! Por que não fazer uma atividade coletiva em que todos os alunos da sala pudessem construir a sua própria garrafa sensorial? E assim foi feito, a professora da sala de leitura que realiza um trabalho com os alunos do Ciclo Interdisciplinar, 6º E 8º anos chamado Clube da Leitura, convidou os para fazer uma parceria na construção das garrafas.
E no dia 20 de maio de 2019, as garrafas foram produzidas e foi um momento de troca, autoconhecimento, parceria e muita alegria. Alice, não se cabia de tanta felicidade. Agora reconhece seus amigos para se divertirem com as garrafas.
Entendemos com esta atividade coletiva que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente de todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. E que qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte indissolúvel do ser humano.
Texto escrito por: Iara Viana dos Santos
Professora Orientadora de Sala de Leitura
Professora de Atendimento Educacional Especializado

garrafassensoriais_740x430 1.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Composição com duas imagens: da esquerda para direita, a primeira é de um tabuleiro de xadrez com uma mão de criança segurando uma peça; a segunda, ´é do tabuleiro do jogo de GO com peças redondas pretas e brancas e uma mão pegando peças brancas que estão dentro de um pote.

Jogos de Tabuleiro: confira o calendário dos Festivais Online 2022

Publicado em: 11/02/2022 1h52 - em CEU e COCEU

Ambiente escolar com uma funcionária fazendo atendimento ao público

Inscrições para contratação temporária de Auxiliar Técnico de Educação terminam amanhã

Publicado em: 10/02/2022 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte nas cores azul e vermelha com a silhueta de um rosto. Segue com o texto: Inscrições Abertas - Comissão de Mediação Conflitos.

Escolas recebem inscrições de interessados em participar da Comissão de Mediação de Conflitos

Publicado em: 09/02/2022 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um menino pequeno deitado de bruços no chão. Ele está desenhando com giz de cera preto sobre um papel que também está no chão.

SME promove curso de fotografia para educadores

Publicado em: 09/02/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Ilustração com diversas pessoas de diferentes etnias e o texto Portas Abertas - Português para migrantes

Roda de conversa discute ações do Programa Português para Imigrantes

Publicado em: 08/02/2022 6h18 - em Secretaria Municipal de Educação

1 279 280 281 282 283 1.501