Notícias

SME promove curso de fotografia para educadores

Para participar não é preciso fazer inscrição; basta acessar o curso disponível na plataforma Google Sala de Aula com e-mail institucional durante os meses de fevereiro, março e abril

Publicado em: 09/02/2022 10h00 | Atualizado em: 09/02/2022
Fotografia de um menino pequeno deitado de bruços no chão. Ele está desenhando com giz de cera preto sobre um papel que também está no chão.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Educação Infantil, da Coordenadoria Pedagógica, promove o curso “Fotografia para professores – Narrativas de Aprendizagem” para educadores das unidades diretas e parceiras. A formação totalmente online será oferecida nos meses de fevereiro, março e abril, com carga horária de 20 horas.

As atividades serão realizadas na plataforma Google Sala de Aula. Para participar não é necessário fazer inscrições, porém o acesso ao curso se dará exclusivamente com o e-mail  institucional do Google, ou seja, aquele com o domínio @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br.

A fotografia é uma importante forma de documentação pedagógica na Educação Infantil, desta forma os participantes terão oportunidade de aprender mais sobre as potencialidades desse tipo de registro. Na formação, analisarão a fotografia como ferramenta que pode ser utilizada pelos professores para registrar, documentar e dar visibilidade aos percursos das crianças e seus modos de pensar e aprender.

Participe do curso clicando aqui!

O curso é dividido em cinco módulos, tendo o último uma versão para professores e outra para coordenação pedagógica. Os participantes podem organizar os estudos dentro de seu tempo disponível.  Veja, abaixo, o conteúdo a ser trabalhado:

Introdução

Ideias iniciais sobre fotografia na documentação pedagógica.

Módulo 1

Apreciações iniciais: nosso repertório estético como ponto de partida.

Módulo 2

Atribuir sentido: o que escolho fotografar e por quê? 

Módulo 3

Equipamentos e tecnologias: possibilidades de composição fotográfica.

Módulo 4

A Documentação Pedagógica: tornando formativas as relações entre fotografia e registros escritos.

Módulo 5 – Versão Professores

A curadoria de imagens e a função dos registros.

Módulo 5- Versão Coordenação pedagógica

A curadoria de imagens e as devolutivas da coordenação.

O curso não gera certificado para fins de evolução funcional. Dúvidas ou problemas de acesso, enviar e-mail para: smecopedinfantil@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher de meia-idade realiza exame oftalmológico em consultório médico. Ela está posicionada diante de um equipamento de avaliação ocular, enquanto um profissional de saúde observa seus olhos pelo aparelho. A imagem destaca o atendimento especializado em saúde da visão.

CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito

Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem com o fundo branco, bosdas azuis e o texto

Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea 

Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma kombi com várias gravura e inscrições e um casal a frente vestidos para apresentação cultura com chapéu, vestido e violão.
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.
Fotografia de um homem recebendo vacina no braço direito.

DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza

Publicado em: 06/05/2026 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.655