Notícias

SME promove curso de fotografia para educadores

Para participar não é preciso fazer inscrição; basta acessar o curso disponível na plataforma Google Sala de Aula com e-mail institucional durante os meses de fevereiro, março e abril

Publicado em: 09/02/2022 10h00 | Atualizado em: 09/02/2022
Fotografia de um menino pequeno deitado de bruços no chão. Ele está desenhando com giz de cera preto sobre um papel que também está no chão.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Educação Infantil, da Coordenadoria Pedagógica, promove o curso “Fotografia para professores – Narrativas de Aprendizagem” para educadores das unidades diretas e parceiras. A formação totalmente online será oferecida nos meses de fevereiro, março e abril, com carga horária de 20 horas.

As atividades serão realizadas na plataforma Google Sala de Aula. Para participar não é necessário fazer inscrições, porém o acesso ao curso se dará exclusivamente com o e-mail  institucional do Google, ou seja, aquele com o domínio @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br.

A fotografia é uma importante forma de documentação pedagógica na Educação Infantil, desta forma os participantes terão oportunidade de aprender mais sobre as potencialidades desse tipo de registro. Na formação, analisarão a fotografia como ferramenta que pode ser utilizada pelos professores para registrar, documentar e dar visibilidade aos percursos das crianças e seus modos de pensar e aprender.

Participe do curso clicando aqui!

O curso é dividido em cinco módulos, tendo o último uma versão para professores e outra para coordenação pedagógica. Os participantes podem organizar os estudos dentro de seu tempo disponível.  Veja, abaixo, o conteúdo a ser trabalhado:

Introdução

Ideias iniciais sobre fotografia na documentação pedagógica.

Módulo 1

Apreciações iniciais: nosso repertório estético como ponto de partida.

Módulo 2

Atribuir sentido: o que escolho fotografar e por quê? 

Módulo 3

Equipamentos e tecnologias: possibilidades de composição fotográfica.

Módulo 4

A Documentação Pedagógica: tornando formativas as relações entre fotografia e registros escritos.

Módulo 5 – Versão Professores

A curadoria de imagens e a função dos registros.

Módulo 5- Versão Coordenação pedagógica

A curadoria de imagens e as devolutivas da coordenação.

O curso não gera certificado para fins de evolução funcional. Dúvidas ou problemas de acesso, enviar e-mail para: smecopedinfantil@edu.sme.prefeitura.sp.gov.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427