Notícias

Alunos de Ensino Fundamental realizam projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais

E o que garrafas coloridas e com brilho foram capazes de fazer dentro de uma escola?

Publicado em: 19/06/2019 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020

garrafassensoriais_740x430.jpg

Elas foram o motivo de uma sala do Ciclo de Alfabetização, do segundo ano e alunos do Clube da Leitura da E.M.E.F. Cel. PM José Hermínio participarem de uma experiência sensorial incrível.
Na sala do segundo ano A, da Professora Sandra Vieira temos Alice, uma garotinha muito envolvente e autista. Ela participa semanalmente do Atendimento Educacional Especializado com a Professora Iara Viana responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais e que acumula cargo como Professora Orientadora de Sala de Leitura.
A Professora Iara em um atendimento trouxe uma garrafa sensorial para despertar na aluna o seu lado lúdico, a curiosidade, autocontrole. A intenção era que Alice pudesse expressar seus sentimentos de forma mais tranquila por meio da observação e dos movimentos dos objetos dentro da garrafa. Ao ver a garrafa, Alice ficou totalmente feliz e levou a garrafa para a sala de aula, querendo mostrar seu novo brinquedo para todos os alunos. Detalhe, ela quase não manifesta contato ou comunica-se com seus amigos de sala. Mas aquele objeto tão especial pra ela deixou- a tão feliz que Alice quis compartilhar a felicidade que estava sentindo aos amigos.

garrafassensoriais_740x430 2.jpg

Então a Professora Iara juntamente com a Professora Sandra tiveram uma ideia brilhante! Por que não fazer uma atividade coletiva em que todos os alunos da sala pudessem construir a sua própria garrafa sensorial? E assim foi feito, a professora da sala de leitura que realiza um trabalho com os alunos do Ciclo Interdisciplinar, 6º E 8º anos chamado Clube da Leitura, convidou os para fazer uma parceria na construção das garrafas.
E no dia 20 de maio de 2019, as garrafas foram produzidas e foi um momento de troca, autoconhecimento, parceria e muita alegria. Alice, não se cabia de tanta felicidade. Agora reconhece seus amigos para se divertirem com as garrafas.
Entendemos com esta atividade coletiva que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente de todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. E que qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte indissolúvel do ser humano.
Texto escrito por: Iara Viana dos Santos
Professora Orientadora de Sala de Leitura
Professora de Atendimento Educacional Especializado

garrafassensoriais_740x430 1.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada de uma escola municipal

Consulta pública para Programa Escola Aberta está aberta até quarta (15)

Publicado em: 14/06/2022 12h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Leituraço Junho Migrante (1)

Escolas promovem “Leituraço!” no Junho Migrante

Publicado em: 13/06/2022 5h06 - em Étnico-Racial

Fachada de um CEU com o recorte de uma bandeira com as cores do arco íris
Estudantes sentados em volta de uma mesa produzindo com sacolinhas plásticas uma releitura da obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Professor Paulo veste blusa vermelha e caminha entre dois alunos sendo uma menina com blusa rosa e calça jeans à sua direita e um menino de camiseta e bermuda preta à esquerda. Eles andam em um corredor estreito do bairro da Liberdade olhando para os imóveis. Uma das casas tem paredes brancas e a outra colorida com a pintura de uma menina negra.

Professor da rede municipal de SP concorre como Educador do Ano

Publicado em: 09/06/2022 3h53 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 241 242 243 244 245 1.493