Notícias

2ª Feira de Ciências do Butantan recebe inscrições de professores e estudantes da Rede Municipal

Serão selecionados até 60 trabalhos que serão apresentados durante a feira em outubro; inscrições vão até 19 de agosto 

Publicado em: 06/07/2022 8h00 | Atualizado em: 05/07/2022

 

Arte possui fundo azul claro com a imagem de uma menina negra com cabelos soltos. Ela está sorrindo, usa aparelho ortodôntico e veste uma camiseta amarela. No centro está escrito "Educação científica a serviço da saúde e promoção da qualidade de vida" ao redor figuras que representam Ciências.

O Parque de Ciências do Instituto Butantan está com inscrições abertas para a ‘2ª Feira de Ciências (2ª FCIB): Educação científica a serviço da saúde e promoção da qualidade de vida’. Os trabalhos devem ser submetidos até dia 19 de agosto. Podem participar docentes e estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º Ano, de escolas públicas.

Serão selecionados até 60 trabalhos para a participação na 2ª FCIB. Todos os projetos selecionados deverão ser apresentados durante a Feira em outubro de 2022, mês de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Feira busca estimular e divulgar trabalhos de ensino e aprendizagem relacionados à saúde pública e suas tecnologias, considerando a prática científica, suas curiosidades e o pensamento crítico de alunos e professores. Os projetos apresentados devem estar em consonância, principalmente, com os Objetivos 3 (Saúde e Bem-estar) e 4 (Educação de qualidade), dos ‘17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU)’.

Inscrições

A inscrição dos trabalhos deverá ser realizada até 19 de agosto, pelo docente orientador do projeto, por meio do site Parque da Ciência (Link para um novo sítio) ou preenchendo aqui o formulário de inscrição (Link para um novo sítio).  

Serão aceitos trabalhos individuais ou realizados em grupo de até 4 (quatro) estudantes e a participação de no mínimo um docente orientador, podendo contar com coorientador, que será(ão) o(s) responsável(is) legal(is) dos estudantes durante a Feira.

Os trabalhos poderão ser de montagem, em que os estudantes apresentem artefatos para explicar sobre um determinado tema estudado; informativos, em que os estudantes demonstrem conhecimentos acadêmicos ou fazem alertas e/ou denúncias; e de investigação, em que os estudantes se pautem em perguntas de pesquisa ou problemas.

No ato da inscrição, o docente deverá submeter, via digital, um texto com a descrição do trabalho. Vale ressaltar que a proposta de trabalho poderá já ter sido realizada no ano de 2022, estar em andamento ou a ser desenvolvida até a realização da 2ª FCIB. Trabalhos não finalizados até a data da Feira serão automaticamente desclassificados.

Clique aqui para acessar o edital completo. 

Premiação

Os três trabalhos melhor avaliados serão premiados com equipamentos para a escola, e terão certificado para os estudantes e docentes envolvidos emitido pelo Instituto Butantan. Também serão divulgados no site e nas redes sociais do Instituto, e serão agraciados com o “kit educativo do Instituto Butantan”.

Oficina de trabalho com os professores

A equipe do Parque da Ciência Butantan realizará um encontro formativo com os docentes interessados em apresentar trabalhos na 2ª FCIB, com o intuito de orientar sobre os aspectos teóricos e práticos durante a realização de seus projetos, assim como terão a oportunidade de discutir e solucionar dúvidas em relação à Feira. A data da oficina será informada no site.

Os docentes participantes do encontro receberão certificado fornecido pelo Instituto Butantan, e terão acesso a um ambiente virtual de aprendizagem onde serão disponibilizados textos e materiais de apoio à elaboração dos projetos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com o texto

Manual para participar do Prêmio Parlamento Jovem Paulistano 2024 está disponível  

Publicado em: 23/04/2024 5h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Cei Elza Soares

Prefeitura inaugura creche em homenagem à cantora Elza Soares na região do Jaçanã 

Publicado em: 23/04/2024 4h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do Theatro Municipal da parte externa toda iluminada durante a noite.

Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS 

Publicado em: 22/04/2024 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 2 3 1.441