Notícias

Alunos de Ensino Fundamental realizam projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais

E o que garrafas coloridas e com brilho foram capazes de fazer dentro de uma escola?

Publicado em: 19/06/2019 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020

garrafassensoriais_740x430.jpg

Elas foram o motivo de uma sala do Ciclo de Alfabetização, do segundo ano e alunos do Clube da Leitura da E.M.E.F. Cel. PM José Hermínio participarem de uma experiência sensorial incrível.
Na sala do segundo ano A, da Professora Sandra Vieira temos Alice, uma garotinha muito envolvente e autista. Ela participa semanalmente do Atendimento Educacional Especializado com a Professora Iara Viana responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais e que acumula cargo como Professora Orientadora de Sala de Leitura.
A Professora Iara em um atendimento trouxe uma garrafa sensorial para despertar na aluna o seu lado lúdico, a curiosidade, autocontrole. A intenção era que Alice pudesse expressar seus sentimentos de forma mais tranquila por meio da observação e dos movimentos dos objetos dentro da garrafa. Ao ver a garrafa, Alice ficou totalmente feliz e levou a garrafa para a sala de aula, querendo mostrar seu novo brinquedo para todos os alunos. Detalhe, ela quase não manifesta contato ou comunica-se com seus amigos de sala. Mas aquele objeto tão especial pra ela deixou- a tão feliz que Alice quis compartilhar a felicidade que estava sentindo aos amigos.

garrafassensoriais_740x430 2.jpg

Então a Professora Iara juntamente com a Professora Sandra tiveram uma ideia brilhante! Por que não fazer uma atividade coletiva em que todos os alunos da sala pudessem construir a sua própria garrafa sensorial? E assim foi feito, a professora da sala de leitura que realiza um trabalho com os alunos do Ciclo Interdisciplinar, 6º E 8º anos chamado Clube da Leitura, convidou os para fazer uma parceria na construção das garrafas.
E no dia 20 de maio de 2019, as garrafas foram produzidas e foi um momento de troca, autoconhecimento, parceria e muita alegria. Alice, não se cabia de tanta felicidade. Agora reconhece seus amigos para se divertirem com as garrafas.
Entendemos com esta atividade coletiva que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente de todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. E que qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte indissolúvel do ser humano.
Texto escrito por: Iara Viana dos Santos
Professora Orientadora de Sala de Leitura
Professora de Atendimento Educacional Especializado

garrafassensoriais_740x430 1.jpg

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte possui fundo azul claro com a imagem de uma menina negra com cabelos soltos. Ela está sorrindo, usa aparelho ortodôntico e veste uma camiseta amarela. No centro está escrito

2ª Feira de Ciências do Butantan recebe inscrições de professores e estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 06/07/2022 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Dizeres Condutas vedadas durante o período eleitoral e desenhos de pessoas em uma assembleia

Controladoria cria cartilha com condutas vedadas aos servidores durante o período eleitoral

Publicado em: 05/07/2022 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e professora de Educação Infantil em sala de aula.

SME convoca 122 profissionais aprovados em concurso

Publicado em: 05/07/2022 4h34 - em Secretaria Municipal de Educação

sobre um fundo azul e amarelo, uma foto da escritora Paulina Chiziane e da capa de seu livro, o alegre canto da perdiz
Parte da capa da revista Ocupação Maí com desenhos étnicos.

Educadores têm até dia 1º de agosto para enviar textos para a revista eletrônica Ocupação Maí

Publicado em: 05/07/2022 9h18 - em Secretaria Municipal de Educação

1 234 235 236 237 238 1.493