Servidores podem se inscrever em curso internacional sobre construção de ferramentas pedagógicas para inclusão

Inscrições online podem ser feitas até 31 de julho

Publicado em: 29/07/2022 12h15 | Atualizado em: 29/07/2022

Professora ao lado de uma estudante. Elas olham para o caderno que está sobre a mesa onde a professora mostra algo com o dedo.

Os servidores de Rede Municipal de Ensino podem se inscrever para o curso internacional “A construção de ferramentas pedagógicas para a inclusão e o desenvolvimento profissional como eixos dos desafios do século XXI”, uma parceria obtida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais junto à Coalizão Latino-Americana e Caribenha de Cidades contra o Racismo, a Discriminação e a Xenofobia (Coalizão LAC).

O curso possui o objetivo de promover a capacitação do coletivo docente para que possam adquirir ferramentas pedagógicas que facilitem a educação inclusiva e que permita a detecção de situações de vulnerabilidade dos direitos de alunos e alunas em razão de discriminação, assim como sua prevenção e futura erradicação, promovendo o respeito pela diversidade em todas suas formas.

Com a formação os profissionais poderão reconhecer prováveis ​​situações de discriminação em sala de aula, resolver situações de discriminação no ambiente educacional, e elaborar sequências didáticas, propostas pedagógicas e atividades escolares que promovam a inclusão e respeito a todas as diversidades, ajudando cada aluno a atingir o seu máximo.

Podem participar professores, gestores e profissionais da educação de todas as áreas e níveis que têm interesse pelo tema e querem adquirir conhecimentos vinculados à integração educacional de todas as pessoas, com foco na perspectiva dos Direitos Humanos, considerando o acesso à educação como um direito fundamental, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O curso é livre, gratuito e ocorre de forma totalmente virtual. O conteúdo programático está dividido em 12 aulas, com avaliações práticas de cada aula e uma avaliação final que consiste em um trabalho prático integrador.

Ao longo do curso, os docentes darão duas palestras síncronas pelo Zoom, uma de apresentação e outra para esclarecer dúvidas sobre a avaliação final. Estas aulas não são obrigatórias e ficarão gravadas na plataforma, porém são recomendadas, principalmente, a primeira, que irá explicar todo o funcionamento do curso.

Receberá certificado de participação quem completar 8 das 12 aulas aprovadas com nota mínima de 60%, e certificado de aprovação quem obtiver aprovação mínima de 60% de todas as aulas e realizar o projeto final.

Ficou interessado em participar? O prazo de inscrição vai até o próximo domingo, dia 31 de julho. Clique aqui e faça já sua inscrição.

Módulos do curso

• Violência escolar como produto de práticas discriminatórias;
  • Diversidade sexual: eliminação de estereótipos de gênero em sala de aula;
  • Abordagem inclusiva do ensino em ambientes de diversidade racial.

A maior parte do curso é ministrada em espanhol, porém o terceiro módulo ‘Abordagem inclusiva do ensino em contexto de diversidade racial’ será ministrado em português. Ele tem conexão com o que está sendo planejado no Projeto São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, que é conduzido pelas secretarias municipais de Relações Internacionais e Educação, em parceira com a UNESCO.

1º de agosto – Início do curso

24 de outubro – Término do curso

7 de novembro – Entrega do trabalho final

21 a 28 de novembro – Entrega de certificados

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.