Notícias

Alunos apresentam TCA em Audiência Pública

Trabalho foi desenvolvido baseado nas observações dos problemas da região

Publicado em: 28/11/2015 21h10 | Atualizado em: 30/11/2020
02_01_alunos_apresentam_tca_em_audiencia_publica.jpg

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Branco II – C, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizaram, na manhã do dia 25 de novembro, uma Audiência Pública para a divulgação do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA), cujo tema é “Sinalização de Trânsito e Acessibilidade”.

O TCA é um trabalho de intervenção social que tem como objetivo a aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos realizados por alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além de alunos, esse trabalho envolve professores, demais funcionários e toda a comunidade escolar.
Os projetos nascem das observações realizadas pelos alunos e das necessidades enfrentadas pelos moradores da região. Os adolescentes buscaram pelas ruas, juntamente com seus professores, os problemas que poderiam ser resolvidos, como calçadas esburacadas ou estreitas – que obrigam os pedestres a andarem pelas ruas; a falta de rampas para deficientes físicos e cadeirantes; além da falta de sinalização. Com todas as observações anotadas e analisadas, alunos e professores escolheram o tema “Sinalização de trânsito e acessibilidade”.
O projeto, que teve início no mês de março, contou com a participação de nove turmas de 9º ano.
A audiência pública aconteceu no pátio da EMEF, onde os alunos apresentaram as fotos tiradas dos locais com os problemas que haviam sido expostos no início do projeto.
Durante o evento os alunos da oficina de música e do coral se apresentaram cantando sobre as questões do trânsito, e um aluno declamou um poema intitulado “Acessibilidade para todos”.
Compareceram à Audiência Pública na EMEF Barro Branco o Diretor Regional de Educação da DRE Guaianases, Edson Luis Amario, Waldir José Schiavon Júnior, Chefe de Gabinete da Subprefeitura da Cidade Tiradentes, a Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) do Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão (CEFAI) Guaianases, Márcia Maria do Nascimento , o assessor da DRE Guaianases, Ivandir Rodrigues dos Santos, a representante do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) Adriana Daleffi, e a representante da Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) Guaianases, Marisa Leite da Fonseca, assim como representantes da Associação Amigos do Bairro, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barro Branco e João Oliveira Galdino, representante da Associação de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Clique aqui para ver mais imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com uma composição de um cadeado e desenhos de trilhas de chip

Internet Segura: data comemorada nesta terça marca reflexões sobre os cuidados na rede

Publicado em: 08/02/2022 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

Prefeitura de SP e Centro Paula Souza ampliam oferta de ensino técnico em CEUs da capital

Publicado em: 08/02/2022 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de artes com duas mesas coletivas, ao fundo parede com pintura nas cores azul, amarela, vermelha, verde, entre outras. Ao redor das mesas estudantes sentados em suas cadeiras fazendo atividade de Arte com materiais como cola, glitter, palitos de sorvete, etc.

Escolas promovem melhorias e reformas com verbas do PTRF para o retorno das aulas

Publicado em: 07/02/2022 6h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de aula da Educação Infantil. Em primeiro plano tem um menino sentado à mesa manuseando massinha de modelar. Ao fundo aparece a professora e mais um estudante.

Mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal de SP voltam às aulas nesta segunda-feira

Publicado em: 07/02/2022 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem em verde e rosa com o texto:

Singularidades oferece bolsa para estudantes que concluíram ensino médio na rede pública

Publicado em: 03/02/2022 6h43 - em Secretaria Municipal de Educação

1 272 273 274 275 276 1.493