Notícias

Alunos apresentam TCA em Audiência Pública

Trabalho foi desenvolvido baseado nas observações dos problemas da região

Publicado em: 28/11/2015 21h10 | Atualizado em: 30/11/2020
02_01_alunos_apresentam_tca_em_audiencia_publica.jpg

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Branco II – C, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases realizaram, na manhã do dia 25 de novembro, uma Audiência Pública para a divulgação do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA), cujo tema é “Sinalização de Trânsito e Acessibilidade”.

O TCA é um trabalho de intervenção social que tem como objetivo a aprendizagem por meio do desenvolvimento de projetos realizados por alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além de alunos, esse trabalho envolve professores, demais funcionários e toda a comunidade escolar.
Os projetos nascem das observações realizadas pelos alunos e das necessidades enfrentadas pelos moradores da região. Os adolescentes buscaram pelas ruas, juntamente com seus professores, os problemas que poderiam ser resolvidos, como calçadas esburacadas ou estreitas – que obrigam os pedestres a andarem pelas ruas; a falta de rampas para deficientes físicos e cadeirantes; além da falta de sinalização. Com todas as observações anotadas e analisadas, alunos e professores escolheram o tema “Sinalização de trânsito e acessibilidade”.
O projeto, que teve início no mês de março, contou com a participação de nove turmas de 9º ano.
A audiência pública aconteceu no pátio da EMEF, onde os alunos apresentaram as fotos tiradas dos locais com os problemas que haviam sido expostos no início do projeto.
Durante o evento os alunos da oficina de música e do coral se apresentaram cantando sobre as questões do trânsito, e um aluno declamou um poema intitulado “Acessibilidade para todos”.
Compareceram à Audiência Pública na EMEF Barro Branco o Diretor Regional de Educação da DRE Guaianases, Edson Luis Amario, Waldir José Schiavon Júnior, Chefe de Gabinete da Subprefeitura da Cidade Tiradentes, a Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAI) do Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão (CEFAI) Guaianases, Márcia Maria do Nascimento , o assessor da DRE Guaianases, Ivandir Rodrigues dos Santos, a representante do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) Adriana Daleffi, e a representante da Diretoria de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) Guaianases, Marisa Leite da Fonseca, assim como representantes da Associação Amigos do Bairro, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Barro Branco e João Oliveira Galdino, representante da Associação de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Clique aqui para ver mais imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Composição com duas imagens: da esquerda para direita, a primeira é de um tabuleiro de xadrez com uma mão de criança segurando uma peça; a segunda, ´é do tabuleiro do jogo de GO com peças redondas pretas e brancas e uma mão pegando peças brancas que estão dentro de um pote.

Jogos de Tabuleiro: confira o calendário dos Festivais Online 2022

Publicado em: 11/02/2022 1h52 - em CEU e COCEU

Ambiente escolar com uma funcionária fazendo atendimento ao público

Inscrições para contratação temporária de Auxiliar Técnico de Educação terminam amanhã

Publicado em: 10/02/2022 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte nas cores azul e vermelha com a silhueta de um rosto. Segue com o texto: Inscrições Abertas - Comissão de Mediação Conflitos.

Escolas recebem inscrições de interessados em participar da Comissão de Mediação de Conflitos

Publicado em: 09/02/2022 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um menino pequeno deitado de bruços no chão. Ele está desenhando com giz de cera preto sobre um papel que também está no chão.

SME promove curso de fotografia para educadores

Publicado em: 09/02/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Ilustração com diversas pessoas de diferentes etnias e o texto Portas Abertas - Português para migrantes

Roda de conversa discute ações do Programa Português para Imigrantes

Publicado em: 08/02/2022 6h18 - em Secretaria Municipal de Educação

1 271 272 273 274 275 1.493