Notícias
AEL comemora 15 anos e ganha edição especial da Revista Magistério
De 2005 a 2020, conheça o percurso da Academia Estudantil de Letras
Publicado em: 12/01/2021 11h46 | Atualizado em: 12/01/2021
A Academia Estudantil de Letras (AEL) completou 15 anos em 2020 e para celebrar esta trajetória de sucesso que vem transformando a vida de tantos estudantes ao longo dos anos, a Revista Magistério lançou a edição especial, Nº11, sobre a AEL.
O sonho da Professora de Língua Portuguesa Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha, formadora e Coordenadora do Projeto Academia Estudantil de Letras, se tornou realidade em 2005. A primeira Academia Estudantil de Letras (AEL) Padre Antônio Vieira foi fundada em 30 de maio de 2005, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antônio Vieira. Hoje, a cidade de São Paulo conta com 165 Academias Estudantis de Letras nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
A publicação traz desde a história sobre o início da concretização deste sonho, passado por uma entrevista com o primeiro estudante que ocupou a Cadeira Nº1 do Padre Antônio Vieira, na EMEF de mesmo nome; conta como foi acontecendo a expansão do Projeto para as escolas municipais; aborda relatos de professores, acadêmicos e admiradores e traz ainda instrumento de apoio para as escolas que pretendem implantar uma Academia Estudantil de Letras.
Quer conhecer estas histórias e o trabalho realizado nas Academias Estudantis de Letras das escolas municipais da cidade de São Paulo? Confira a íntegra da Revista Magistério Nº11 edição especial AEL.
O Projeto AEL é inspiração para escolas da grande São Paulo e do interior, também já foi implantado em outros Estados do país.
Afinal, o que acontece em uma Academia Estudantil e Letras?
A Academia Estudantil de Letras é uma autêntica Academia de Letras com adaptações para o público estudantil. A iniciativa é desenvolvida nas escolas da Rede Municipal de Ensino que se interessam em implantar o Projeto “Academia Estudantil de Letras – AEL”.
Nas atividades do projeto os estudantes/acadêmicos escolhem um autor da literatura para representar na Academia. Eles fazem pesquisas e realizam seminários sobre os autores escolhidos, compartilham o conhecimento, passam a perceber o ponto de vista do outro e desenvolvem a autonomia. Os encontros literários buscam privilegiar os aspectos lúdicos presentes na leitura.
As atividades de teatro, também desenvolvidas no projeto, procuram trazer outras formas de expressão para os gêneros literários trabalhados, permitindo que os estudantes expressem a literatura de forma adaptada pelas artes visuais, dança, música e artes cênicas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital
Secretaria Municipal de Educação
Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino
Secretaria Municipal de Educação
Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte
Diretoria Regional de Educação Butantã
Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento
Relacionadas
CEFAI da região de São Mateus abre cadastro para estagiários
Publicado em: 14/04/2016 11h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Mês do Hip Hop leva oficinas e debates aos CEUs da DRE Capela do Socorro
Publicado em: 13/04/2016 4h04 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
IV Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos – 2016
Publicado em: 13/04/2016 3h14 - em CEDH
Questão dos refugiados é tema do festival ENTRETODOS de 2016
Publicado em: 13/04/2016 2h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Migrações do Fim do Século XX no Cinema
Publicado em: 13/04/2016 12h23 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo