Notícias

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

Projeto para incentivar a leitura com crianças.

Publicado em: 22/03/2016 13h02 | Atualizado em: 30/11/2020
leitura_ed_infantil_740_x_430.jpg

Para promover o hábito da leitura nos alunos, o Centro de Educação Infantil (CEI) Jocelyne Guimarães Fernandes de Melo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, localizado na Cohab Juscelino Kubitschek, região leste da capital, tem desenvolvido o projeto denominado “Culturas Infantis e suas linguagens” que, entre outros objetivos, se propõe a favorecer a interação, potencializar o interesse pela produção de textos diversos e promover a articulação dos saberes.

Para a Professora de Educação Infantil Lindsay Vicente Siqueira, responsável pelo Mini Grupo II, com crianças entre 3 e 4 anos de idade, por meio da leitura as crianças aprendem a observar e reproduzir o comportamento leitor. “É importante salientar que, na Educação Infantil, a leitura feita pelas crianças não está baseada na codificação/decodificação, até porque esse não é principal objetivo desta etapa escolar. Trata-se muito mais de explorar assuntos diversos, interpretar falas e ampliar o repertório de palavras, objetos, lugares e expressões”, disse a professora.

Apresentar leituras de diferentes gêneros textuais como contos de fadas, revistas, jornais, parlendas, panfletos, manuais de instruções, entre outros, é uma maneira de oportunizar descobertas no mundo das palavras e, também, iniciar a criança no mundo da literatura.

A implantação do projeto e de suas diversas atividades conta com a fundamental participação das famílias e demais funcionários da unidade. “É importante que a família incentive a ludicidade e a curiosidade por meio de histórias, lembranças de vida, bem como oferecer livros aos filhos e, sempre que possível, levá-los a espaços de promoção de leitura”, afirma Lindsay.

Todos os dias são realizadas leituras para as crianças e, após a familiarização com a atividade, as crianças são convidadas a realizar recontos orais das histórias apresentadas. Após essa etapa é realizada uma produção textual tendo a professora como escriba.

A professora conta que sempre é escolhida uma personagem para iniciar a produção coletiva. Conforme o texto vai ganhando corpo, com a contribuição das crianças, a professora vai realizando o registro das ideias.

Para o encerramento deste projeto, está prevista a organização dos textos produzidos pelas crianças em um livro, que será compartilhado com toda a comunidade escolar.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com ondas em tons laranjas nas extremidades e instrumentos musicais onde se lê FEMIC SP 2023.

Prefeitura de SP promove 20ª edição do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais

Publicado em: 30/08/2023 1h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia desfocada de um coral usando roupas pretas em segundo plano. Em primeiro plano há uma sequência de microfones.

Últimos dias para realizar inscrições do XXI Concurso de Corais Infantojuvenil 

Publicado em: 30/08/2023 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher realizando a leitura de um livro. Ela segura o microfone e veste uma blusa roxa. Atrás dela, no canto esquerdo da imagem, há um violão. Na lateral direita, em segundo plano, uma mulher a observa e também está aparecendo metade do corpo de um homem com parte do rosto pintado de branco.

Vem aí o VIII Festival Literário do CIEJA Campo Limpo

Publicado em: 30/08/2023 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Imagem 1

Estudantes da EMEI Jardim Apurá produzem “enciclopédia infantil” sobre animais e plantas

Publicado em: 29/08/2023 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Fotografia mostra estudantes sentados em torno de uma mesa. Sobre a mesa há itens de pintura como tintas e pincéis, eles estão pintando objetos feitos em argila.

Visita de indígenas, grafite ao vivo e oficinas farão parte de Dia da Família em EMEF

Publicado em: 29/08/2023 2h31 - em Secretaria Municipal de Educação

1 104 105 106 107 108 1.479