Notícias
A Arte como Prática Social
Alunos e professor da zona leste publicarão segundo volume de livro de poesias
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020Com o sucesso do livro Entre versos controversos, publicação lançada na Bienal do livro de 2014 e que reúne as experiências do projeto e as produções dos alunos do ciclo autoral, os estudantes e o professor Daniel Carvalho de Almeida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, região leste da cidade, já estão produzindo o volume II do livro Entre versos controversos, que será publicado neste ano de 2015.
No primeiro semestre deste ano, professor e alunos fizeram um curta-metragem sobre o projeto “A arte como prática social”, que é a continuidade do projeto do ano passado e tema do próximo livro, explicando-o e mostrando a relação da arte com a intervenção social, a fim de contribuir com a concepção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA).
Segundo Daniel, a intenção do vídeo é incentivar os demais professores a acreditarem no potencial dos alunos e, também, valorizar a arte produzida nas escolas públicas localizadas nas periferias de São Paulo. A meta do Professor Daniel Carvalho, com a publicação das duas obras literárias no gênero poema, é fundar uma Academia Estudantil de Letras na unidade educacional.
O projeto “A Arte como prática social” é voltado à escrita literária e a apresentações musicais, por meio de eventos como saraus, jornadas estudantis e ações nas redes sociais. “O objetivo é fazer com que o educando, valendo-se de suas produções artísticas, participe de forma mais efetiva da sociedade na qual está inserido, seja criando formas de expressão cultural ou intervindo socialmente, ou seja, que ele aprenda a usar de sua arte para apreensão e mudança de sua própria realidade”, ressalta Daniel Carvalho.
Ainda segundo Daniel, o projeto neste ano conta com a participação de ex-alunos, com a finalidade de orientar os mais novos no momento da escolha de um poema cujo teor tenha relação com o tema debatido em aula. “Geralmente, os autores escolhidos pelos alunos são Carlos Drummond, Brecht, Manoel Bandeira, Dostoiévski e Manoel de Barros”, conta o professor.
As aulas ocorrem no contraturno, às quartas-feiras, de forma livre, dialógica e informal.
Assista ao vídeo sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Girls in ICT Day: Escola Municipal une Educomunicação com Robótica para trabalhar mudanças climáticas
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Cursos profissionalizantes gratuitos da DRE São Miguel são destaque na TV Globo
Secretaria Municipal de Educação
25 CEUs da capital paulista recebem no próximo domingo sessão do Circuito Azul SPCine para acolher crianças com TEA e famílias
Secretaria Municipal de Educação
SME e Formigas-de-embaúba reforçam parceria para plantio de miniflorestas
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Estudantes e idosos participam de plantio de mudas no CEU Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
SME promove live sobre participação feminina na tecnologia
Relacionadas

Prorrogadas inscrições para Especialização em Ciências e Tecnologia – UFABC/UAB
Publicado em: 01/09/2014 4h05 - em CEU e COCEU

UFF prorroga prazo de inscrições para especializações oferecidas por meio da UAB
Publicado em: 14/08/2014 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Aulas inaugurais da UAB
Publicado em: 14/08/2014 10h29 - em CEU e COCEU