Notícias
A Arte como Prática Social
Alunos e professor da zona leste publicarão segundo volume de livro de poesias
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020Com o sucesso do livro Entre versos controversos, publicação lançada na Bienal do livro de 2014 e que reúne as experiências do projeto e as produções dos alunos do ciclo autoral, os estudantes e o professor Daniel Carvalho de Almeida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, região leste da cidade, já estão produzindo o volume II do livro Entre versos controversos, que será publicado neste ano de 2015.
No primeiro semestre deste ano, professor e alunos fizeram um curta-metragem sobre o projeto “A arte como prática social”, que é a continuidade do projeto do ano passado e tema do próximo livro, explicando-o e mostrando a relação da arte com a intervenção social, a fim de contribuir com a concepção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA).
Segundo Daniel, a intenção do vídeo é incentivar os demais professores a acreditarem no potencial dos alunos e, também, valorizar a arte produzida nas escolas públicas localizadas nas periferias de São Paulo. A meta do Professor Daniel Carvalho, com a publicação das duas obras literárias no gênero poema, é fundar uma Academia Estudantil de Letras na unidade educacional.
O projeto “A Arte como prática social” é voltado à escrita literária e a apresentações musicais, por meio de eventos como saraus, jornadas estudantis e ações nas redes sociais. “O objetivo é fazer com que o educando, valendo-se de suas produções artísticas, participe de forma mais efetiva da sociedade na qual está inserido, seja criando formas de expressão cultural ou intervindo socialmente, ou seja, que ele aprenda a usar de sua arte para apreensão e mudança de sua própria realidade”, ressalta Daniel Carvalho.
Ainda segundo Daniel, o projeto neste ano conta com a participação de ex-alunos, com a finalidade de orientar os mais novos no momento da escolha de um poema cujo teor tenha relação com o tema debatido em aula. “Geralmente, os autores escolhidos pelos alunos são Carlos Drummond, Brecht, Manoel Bandeira, Dostoiévski e Manoel de Barros”, conta o professor.
As aulas ocorrem no contraturno, às quartas-feiras, de forma livre, dialógica e informal.
Assista ao vídeo sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes gremistas participam do encontro “Empoderamento feminino: meninas no poder”
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP paga nesta quinta-feira (28) mais DE R$ 212 milhões em prêmio aos servidores da Educação
CEU e COCEU
Aos nove anos, estudante de escola municipal é Campeã Paulista de Xadrez - Sub 10 Feminino
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)
Educação em Direitos Humanos
Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”
Secretaria Municipal de Educação
Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear
Relacionadas
Movimentos de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA)
Publicado em: 04/03/2016 6h06 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Novas Reflexões: do campo à mesa
Publicado em: 04/03/2016 4h16 - em Secretaria Municipal de Educação
DRE Penha oferece curso “Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal”
Publicado em: 04/03/2016 2h50 - em Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Alvarenga promove debate sobre o protagonismo feminino
Publicado em: 04/03/2016 1h31 - em CEU e COCEU
Projeto Plateia SME oferece cortesias para espetáculos
Publicado em: 04/03/2016 11h29 - em CEU e COCEU