Fli Sampa | Festival Internacional Literário de São Paulo

Flisampa

Fli Sampa | Festival Internacional Literário de São Paulo

A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC) vai realizar o II Festival Internacional Literário de São Paulo, o FLI Sampa que contará com palestras, ações de incentivo à literatura, saraus, espetáculos teatrais, musicais e feira literária.

Nesta edição, ele será realizado de maneira descentralizada nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) espalhados por toda a cidade de São Paulo durante o mês de agosto e a programação principal ocorrerá no Centro Cultural São Paulo (CCSP), entre os dias 19 e 23 de agosto.

O festival vai reunir estudantes, educadores, escritores, artistas, ilustradores e toda a comunidade interessada em ações de incentivo à literatura e formação de novos leitores. Este ano, a temática Indígena estará em grande parte da programação nos CEUs, em consonância com o Agosto Indígena na Rede Municipal de Ensino.

Programação nos CEUs

Em ação inédita, nesta edição, todos os CEUs contarão com programação relacionada à Fli Sampa. Também receberão contações de histórias voltadas para os bebês e crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos CEIs e CEMEIs. Além disso, os CEUs também receberão shows, peças teatrais, palestras com escritores e muito mais. Destaque para o poeta Sérgio Vaz, que fará bate-papo em 8 CEUs, e para Cidinha da Silva, que estará presente em 9 unidades. Confira a programação completa.

 

Programação para educadores e público geral | Centro Cultural São Paulo, Biblioteca Mário de Andrade

Programação para estudantes

Protagonismo Estudantil no Festival Literário

Os estudantes que participam de projetos literários nas unidades educacionais também serão protagonistas no festival – apresentarão peças teatrais, slams, saraus e farão ações de acolhimento poético com o público presente.

Outra contribuição é que os jovens jornalistas da Imprensa Jovem (EDUCOM) ocuparão o espaço da Rádio do CCSP e farão entrevistas com os convidados e participantes do evento.

Participação da Rede Municipal de Educação no CCSP

Em 2025, O II FLI Sampa terá participação média de 1.800 educadores, entre Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL) e Professores Orientadores de Educação Integral (POEI), além de pessoas interessadas em cursos relacionados à Literatura e Educação para as relações Étnico Raciais.

Os estudantes também marcarão presença com previsão de cerca de 4.000 crianças, jovens, adultos e idosos matriculados nas unidades da Rede Municipal.

Exposições 

Os espaços do CCSP darão visibilidade à três exposições que narram e comemoram parte da história da Educação Municipal. Os 20 anos da Imprensa Jovem e da Academia Estudantil de Letras (AEL) serão festejados em uma mostra, juntamente com a exposição do Memorial da Educação Municipal (MEM).

Festival Internacional Literário de São Paulo

O FLI SAMPA é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a  Secretaria Municipal de Cultura (SMC), realizada pela Coordenadoria Pedagógica (COPED) e a Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), e celebra a literatura como eixo transformador da educação integral — formando cidadãos críticos, sensíveis e conectados com o mundo.

Este ano o evento tem parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). Consolidado como marco na cena literária, o FLI SAMPA – fruto da exitosa edição de 2023 – tornou-se a Lei 18.138/24, integrando o Calendário Oficial da Cidade, destacando São Paulo como cidade educadora e cultural.