• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Twitter da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Escola Municipal promove sua 1ª Mostra de Cinema

Filmes produzidos pelos estudantes já foram exibidos em diversos festivais e mostras do país

Publicado em: 29/11/2019 17h24 | Atualizado em: 29/11/2019
Imagem tem um fundo vermelho com as informações do evento no lado esquerdo, e ao lado direito uma montagem com fotos.

Acontece neste sábado (30) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa, situada no extremo norte da capital, a 1ª Mostra de Cinema. A programação contará com dez filmes produzidos pelos estudantes, as histórias envolvem as temáticas dos Direitos Humanos e Cidadania.

Criar narrativas por meio da linguagem do cinema é uma das estratégias usadas pelos professores  Rodrigo Pignatari, Ivan Batista Borges e Janaína Aparecida Ribeiro dos Santos, com os estudantes que optam por participar dos Projetos de Cinema e Fotografia e Vídeo e nas aulas regulares de Artes. No cotidiano escolar é proposto que os jovens assistam a filmes, façam exercícios de cenas, analisem imagem e produzam curtas, sempre relacionando o cinema com as propostas curriculares e incentivando o protagonismo dos estudantes.

“Com o advento das novas tecnologias e o maior acesso aos aplicativos de edição de vídeo e imagem nos celulares, facilitou muito o modo de produção na escola”, diz Pignatari. Ele ressalta que o cinema também está presente nas aulas de Artes das turmas do Ensino Fundamental, a partir das técnicas de enquadramento, stop-motion e construção de roteiros.

O professor conta que a Mostra é aberta ao público e tem a intenção de afirmar a linguagem do cinema como uma expressão cultural do território educativo no qual a escola está – o bairro Jardim Fontalis. A primeira semente dessa safra de produção cinematográfica nasceu em 2006, quando a EMEF produziu um curta documentário sobre o Jardim Felicidade. “Quase 10 anos depois, em 2015, produzimos um de ficção que foi resultado do Projeto de Fotografia e Vídeo e, desde então, não paramos mais”, diz o professor.

Orgulhoso, Rodrigo Pignatari conta que, além de exibições em festivais e saraus da Rede Municipal de Educação e na principal Biblioteca pública de São Paulo – a Mário de Andrade, as produções dos estudantes já ganharam prêmios e circularam em mostras até fora do estado de São Paulo. “Nossos curtas já foram exibidos em mostras de cinema na cidade de Guarulhos, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a principal biblioteca municipal de São Paulo, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul e em Uberlândia, Minas Gerais”, festeja.

“Acreditamos na escola pública e no cinema como ferramenta para a promoção e acesso à sétima arte, de forma democrática e como direito humano inegociável – o direito dos estudantes e das estudantes se narrarem”, completa o Rodrigo.

A organização da mostra é feita pelos professores do projeto de Cinema, Ivan Batista Borges e Janaína Aparecida Ribeiro dos Santos, juntamente com Rodrigo, professor de Artes.

 

I Mostra de Cinema da EMEF Hipólito José da Costa

Data: 30 de novembro de 2019

Horário: 8h30

Local: Rua Augusto Rodrigues, 272

Jardim Fontalis

ir para Notícias Home

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes e Professores da Rede Municipal participam de curso online para combater as “Fake News”

Curso 100% gratuito terá início na próxima quarta-feira (8), e será oferecido por instituições parceiras com apoio do Programa Imprensa Jovem

Publicado em: 07/04/2020 2h21 - em Imprensa Jovem

Atualização de endereço para entrega de matérias e conteúdos pedagógicos

Material começa a ser entregue a partir de 13 de abril nos endereços cadastrados

Publicado em: 07/04/2020 11h53 - em Coronavirus

Secretaria Municipal de Educação disponibilizará acesso a conteúdos pedagógicos a cerca 1 milhão de estudantes de São Paulo

Iniciativa de aprendizagem integra ações para os diversos níveis de ensino, propondo atividades específicas até para o Ensino Infantil

Publicado em: 03/04/2020 1h57 - em Coronavirus

Prefeitura de São Paulo irá repassar R$ 24 milhões para famílias adquirirem alimentos em casa

Empresa Alelo será responsável pela gestão dos cartões; Valor faz parte do Programa Alimentação Escolar e será encaminhado para 350 mil crianças matriculadas na rede municipal de São Paulo

Publicado em: 02/04/2020 12h50 - em Alimentação Escolar

Secretaria Municipal de Educação envia mais de 10 toneladas de mantimentos ao Banco de Alimentos da cidade de São Paulo

Produtos foram enviados às Escolas Municipais e seriam utilizados no preparo da merenda dos estudantes

Publicado em: 01/04/2020 10h41 - em Coronavirus

1 2 3 1.030