Educação Integral
Material base
Educação Integral: Política São Paulo Educadora – Documento conceitual sobre a Política são Paulo Educadora e a Educação Integral reunindo um conjunto de referenciais teóricos que subsidiam o trabalho pedagógico na concepção da Educação Integral.
INSTRUÇÃO NORMATIVA SME Nº 24, DE 04 DE SETEMBRO DE 2023 – Amplia a abrangência do Programa “São Paulo Integral – SPI” nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIS, Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMS e Escolas Municipais de Educação Bilingue para Surdos – EMEBSs da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências.
COMUNICADO SME nº 1.065 de 17 de Outubro de 2023 – Dispõe sobre as Unidades Educacionais participantes do Programa “São Paulo Integral” para o ano de exercício 2024.
Instrução Normativa Secretaria Municipal de Educação – SME Nº 26 de 10 de agosto de 2022 – Reorienta o Programa “São Paulo Integral – SPI” nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIS, Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFS, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMs, Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBSS e nos Centros Educacionais Unificados – CEUs da Rede Municipal de Ensino a partir de 01/01/2023.
COMUNICADO SME Nº 625, DE 11 DE AGOSTO DE 2022 – Divulga os procedimentos para a adesão/participação ao Programa “São Paulo Integral” – 2023, reorganizado pela instrução normativa SME nº 26, de 10 de agosto de 2022.
Caso tenha dúvidas em relação as alterações na normativa, consulte a página de Perguntas frequentes sobre a alteração da IN 26/2022 realizada pela IN 28/2022.
Material complementar
Programa São Paulo Integral: experiências pedagógicas nos Territórios do Saber – Apresenta concepções sobre Experiências e Territórios do Saber em diálogos com as ações pedagógicas realizadas, ao longo do ano de 2016, nas escolas municipais da cidade de São Paulo que trabalharam em Educação Integral.
Programa São Paulo Integral: construir novos caminhos pedagógicos – Expressa os princípios, as diretrizes e as propostas da Educação Integral assumida como compromisso de uma política pública de Educação.
A implementação do Programa São Paulo Integral e a Qualidade da Educação no Ensino Fundamental – análises e proposições – Pesquisa realizada para compreender implementação do “Programa São Paulo Integral (PSPI)” no período de 2015 a 2018.
Vídeo: História da Educação Integral – Apresenta brevemente o histórico da produção do documento Educação Integral: Política São Paulo Educadora
Vídeo: Educação Integral: por uma política de Cidade Educadora – Baseado no documento “Educação Integral: Política São Paulo Educadora”, traz a história da Educação Integral na nossa cidade, concepção e princípios e um pouco da luta tão recente em nosso país pela consolidação, defesa e garantia do Estado Democrático de Direito.
Vídeo: Educação Integral: por uma política de Cidade Educadora
A essência da Educação Integral está em seus princípios que, independentemente do tempo, considera as dimensões intelectual, cultural, emocional, social, lúdica e física dos bebês, crianças, jovens e adultos. Como conceito orientador do Currículo da Cidade em nossa Rede, a Educação Integral deve garantir o direito fundamental de circular pelos territórios educativos, apropriando-se deles, como condição de acesso às oportunidades, aos espaços e aos recursos existentes, além da ampliação contínua do repertório sociocultural e da expressão autônoma e crítica.