• Ir para Facebook da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para Instagram da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo
  • Ir para YouTube da Secretaria Muncipal de Educação de São Paulo

Notícias

Nerd com Orgulho

Conheça as práticas da EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha na 6ª Semana do Orgulho Nerd

Publicado em: 04/06/2021 15h37 | Atualizado em: 29/10/2021

A 6ª Semana do Orgulho Nerd é um projeto desenvolvido pela professora de sala de leitura Cristiane Heri Garcia da Silva, na EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha, localizada no Jardim Miriam, distrito Cidade Ademar. Dos dias 24 a 28 de maio deste ano, os estudantes da unidade tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre assuntos como Cultura Pop, com a finalidade de estimular os estudantes a fazer relações entre os filmes, livros e a vida real. Para isso, a professora utilizou diversos recursos, como: pôsteres, filmes, livros,  figuras de ação, objetos relacionados aos filmes e aos livros.

Whatsapp Image 2021 05 28 At 16.56.25 (1)

Desta vez, o principal tema foi “O Mundo Mágico de Harry Potter” e conta com todos esses materiais presentes na imagem acima, que permitem uma experiência completa por parte dos estudantes. Através da explicação da professora e contato com os materiais, os estudantes aprenderam os impactos dos filmes e livros na Cultura Pop e literatura atual, além de conhecer mais a fundo “O Mundo Mágico de Harry Potter”, amado por muitas pessoas. 

Uma das práticas realizadas durante a sala de aula foi uma roda de conversa direcionada aos conhecimentos prévios dos estudantes sobre cultura Nerd. Após saber o que todos sabiam sobre o tema, a professora explicou o significado dos termos “Geek” e “Nerd”. Ademais, os estudantes serão estimulados a entender diversos fatos e acontecimentos importantes do ponto de vista Geek, além de aprender novas práticas inseridas nesse mundo, como o Cosplay. 

A partir das discussões direcionadas pela professora, foram elaboradas reflexões acerca da mudança no pensamento Nerd nos últimos anos, a importância do cinema para a divulgação de obras literárias e compreender a existência de um público totalmente conectado a tudo que acontece e são impactadas com eventos sobre esse tema. Posteriormente, a professora propõe a comemoração do Dia Do Orgulho Nerd com um concurso de Cosplay feito pelos estudantes. 

Essa semana é importante para os estudantes, que podem considerar o que aprenderam como uma oportunidade de entrar em um mundo novo para eles, repleto com um conteúdo de qualidade, que pode trazer muito conhecimento, e acima de tudo, diversão.

Por Arnaldo Dib

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grêmio Malala: saiba como foi criado um dos vencedores do Prêmio em Direitos Humanos

Movimento da EMEF Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz leva o nome da ativista paquistanesa que luta pelo direito à educação das meninas

Publicado em: 09/11/2021 11h58 - em DRE Santo Amaro

Fazendo Cinema em Casa – EMEI Borba Gato

Acompanhe o que a unidade fez para fazer parte do prêmio Tomie Ohtake e como foi a participação de estudantes, professores e pais.

Publicado em: 20/10/2021 2h39 - em DRE Santo Amaro

Segunda Semana Antirracista aborda discussões históricas em evento on-line

Ação da DRE Santo Amaro foi realizada na semana passada; reveja as lives de cada dia

Publicado em: 28/06/2021 3h21 - em DRE Santo Amaro

Nerd com Orgulho

Conheça as práticas da EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha na 6ª Semana do Orgulho Nerd

Publicado em: 04/06/2021 3h37 - em DRE Santo Amaro

10° Semana de Estudo e Leitura

Confira algumas novidades que ocorreram na semana comemorativa em São Paulo

Publicado em: 27/04/2021 5h41 - em DRE Santo Amaro

1 2 3