Covid – 19: Secretaria Municipal de Educação redireciona 161 toneladas de mantimentos ao Banco de Alimentos de São Paulo

Produtos alimentícios estavam estocados nas Escolas Municipais e seriam utilizados no preparo da merenda escolar

Publicado em: 13/05/2020 11h16 | Atualizado em: 04/05/2021

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (Codae), finalizou na sexta-feira (08) o redirecionamento de mantimentos que estavam estocados nas Escolas Municipais e seriam utilizados no preparo da merenda escolar. Ao todo, foram 161 toneladas de produtos alimentícios encaminhados para o Banco de Alimentos da cidade de São Paulo e também para os 38 Centros de Acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) que possuem cozinhas para o preparo das refeições.

A iniciativa foi adotada pela Secretaria no início de abril devido à antecipação do recesso escolar e prolongamento do período de quarentena na cidade de São Paulo em decorrência da pandemia de Covid – 19 (Coronavírus). Em dias letivos normais são oferecidas mais de 2,5 milhões de refeições para 1 milhão de estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

“Finalizamos o redirecionando de alimentos que estavam estocados em nossas Escolas para serem distribuídos ou preparados durante o enfrentamento da pandemia de Coronavírus. São diversos itens que garantirão refeições aos que mais precisam na cidade de São Paulo”, destacou o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos da cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar, arrecadar alimentos provenientes das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Imagem com prateleiras lotadas de mantimentos.

foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem
Imagem com o texto