Miriam Milanelo

Educador Autor

capa do livro ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS CDCC-USP Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo

Estudo de caso no ensino de ciências naturais

CDCC-USP
Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo

Como elementos incorporados ao trabalho escolar, os materiais didáticos são relevantes para o estabelecimento de determinadas condições, nas quais o ensino e a aprendizagem ocorrem. Este livro apresenta materiais dessa natureza, no formato de estudos de caso, de autoria de professores matriculados na disciplina Aprendizagem Baseada em Casos Investigativos do Curso de Especialização em Educação em Ciências, promovido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP), no período de 2014 a 2015.

Nessa perspectiva, o livro resulta de um processo diferenciado de formação continuada, no qual os professores colocam-se como protagonistas na produção do conhecimento e não apenas participam como ouvintes em disciplina ministrada por especialista. Os estudos de caso foram produzidos de forma colaborativa: uma dupla de professores redigiu o material didático e o submeteu à avaliação de uma segunda dupla, que fez sugestões, incorporadas ao texto original. Em seguida, ocorreu a avaliação por parte da professora da disciplina e a incorporação de suas sugestões na elaboração da versão final do texto. Dos dez estudos de caso presentes no livro, a profª Miriam Milanelo é autora do capítulo intitulado “Elas são ninjas” e destina-se principalmente ao ensino de ciências naturais na educação básica. Cada um dos casos é acompanhado de informações sobre as fontes de inspiração para sua produção, de possíveis soluções para o problema nele abordado, assim como de proposta para aplicação em sala de aula e indicação de conhecimentos, habilidades e atitudes que podem, nesse contexto, ser contempladas.

E-mail: mila.astrobio@gmail.com
Prof. EF II e Médio – Ciências
EMEF João Ramos – Pernambuco Abolicionista
DRE Jaçanã – Tremembé