Maria de Fátima Russo

Educador Autor

capa do livro Atividades em alfabetização: teoria e prática na utilização do nome próprio    capa do livro O sentido do nome próprio     capa do livro Alfabetização: um processo em construção

Atividades em alfabetização: teoria e prática na utilização do nome próprio – Wak Editora, 2010 
Apresenta como tema principal a importância do nome próprio no processo de alfabetização inicial, particularmente na construção do código de escrita alfabética. Sempre articulando a teoria com a prática pedagógica, a autora mobiliza o leitor para reflexão, trazendo informações para as seguintes questões: Quando o nome torna-se um modelo estável? Por que desenvolver atividades com nome próprio do alfabetizando? Para que desenvolver determinada atividade? Quando propô-la? Como apresentá-la e torná-la um desafio cognitivo superável? Como avaliar a atividade realizada pelo aluno? A partir dos nomes de uma classe real de alunos de primeiro ano, este livro traz uma seqüência de atividades que ilustram e orientam o trabalho pedagógico. Tais atividades, feitas as devidas adequações referentes aos nomes, podem ser realizadas com alunos em classes de alfabetização, ou mesmo individualmente.

O sentido do nome próprio – Ed. Olho d’Água, 2002
A pesquisa de orientação fenomenológica apresentada neste “O sentido do nome próprio” realiza uma ressignificação psico-pedagógica da prática docente desenvolvida nas escolas públicas municipais. Ela resulta da intenção de mostrar a relevância de fatos relacionados ao nome próprio dos sujeitos envolvidos na construção da leitura e escrita em Língua Portuguesa. Para a compreensão do modo como o fenômeno se mostra, é considerada a etimologia da palavra “nome”, seu significado para quem nomeia e é nomeado. Estuda-se sua contribuição na alfabetização, fundamentada principalmente no construtivismo e na psicogênese da língua escrita.

Alfabetização: um processo em construção – Ed. Saraiva, 2010 – 5ª edição
De modo simples e direto, convida a uma reflexão sobre a prática e o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. As sugestões de atividades apresentadas inserem-se em contextos de aprendizagem significativa e de interação, partindo da realidade dos alunos e valorizando seu conhecimento prévio. Por serem essencialmente práticas, viáveis e coerentes com as políticas educacionais vigentes, as propostas deste livro podem ser aplicadas tanto em escolas da rede pública quanto da rede particular de ensino, permitindo intervir positivamente em classes heterogêneas e possibilitando o envolvimento de crianças em diferentes momentos do processo de alfabetização.

Contato: fatimarusso@uol.com.br