Marcela Cristina Evaristo

Educador Autor

     capa do livro Aprender e ensinar com textos - Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos v.2  capa do livro Aprender e ensinar com textos - Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica v.5

Aprender e ensinar com textos – Coordenação geral: Ligia Chiappini
Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos v.2
Coordenadoras: Helena Brandão e Guaraciaba Micheletti – Cortez, 1997
Capítulo da autora: Compreendendo textos: o questionário e o vocabulário

Este livro faz parte de uma trilogia que apresenta os resultados da pesquisa intitulada ” A circulação dos textos na escola”. O trabalho, coordenado por professores da USP e UNICAMP, foi financiado pelo CNPq e pela FAPESP, tendo envolvido 15 escolas de 1º grau localizadas nas quatro regiões de São Paulo. Seu principal objetivo foi o de estudar as práticas referentes à leitura e produção de textos verbais, assim como indagar sobre o tipo de relação que as escolas estão mantendo com as linguagens dos veículos de comunicação de massa.

Aprender e ensinar com textos – Coordenação geral: Ligia Chiappini
Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica v.5
Coordenadora: Helena Nagamine Brandão – Cortez, 2001
Capítulo da autora: O cordel em sala de aula
Este livro faz parte de uma trilogia que dá continuidade ao trabalho de pesquisa intitulado ” A circulação dos textos na escola”, desenvolvido por professores da USP e UNICAMP, cujos resultados da primeira fase foram publicados pela Cortez editora nos volumes: Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos; Aprender e ensinar com textos não escolares. Nesta obra desenvolve-se um trabalho de seleção, análise, interpretação de diferentes gêneros discursivos, com sugestões de leitura, visando a aparelhar os professores na exploração didática de diferentes textos verbais. Juntamente com este Gêneros do discurso na escola, completam a trilogia referente à segunda fase da pesquisa os livros: Leitura e construção do real e Outras linguagens na escola. Todos publicados na coleção “Aprender e ensinar com textos”.

Contato: mcevaristo@uol.com.br – Prof.Ens.Fund.I e Med. – Português