Luciana Nascimento

Educador Autor

 

capa do livro TDAH - Inclusão na Escola
TDAH – Inclusão na Escola – 
Editora Ciência Moderna – 1ª Edição – 2009
Chary A.Alba Castro – Luciana Nascimento

O TDAH, caracterizado por impulsividade, falta de atenção e hiperatividade, está sendo considerado um dos principais problemas crônicos na infância. (AAP – AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS, 2000). De acordo com este critério, existiriam três tipos de TDAH: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção, TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e TDAH combinado.
Diante da prevalência de 3% a 6% desta síndrome, sendo na sua maioria crianças em idade escolar não se trata, portanto, de algo tão incomum assim. Não podemos negar que muitas escolas irão se deparar com estes alunos. Então, como adequar à classe regular para os mesmos? Este trabalho menciona diversas estratégias para serem utilizadas em sala de aula e também para pais e familiares destas crianças a lidar melhor com esta síndrome. Inclusive achamos de suma relevância descrever a relação teoria x prática, em que uma das autoras conta toda sua experiência como educadora de um aluno com diagnóstico de TDAH, a qual, descreve passo a passo suas intervenções, dúvidas e êxitos.
Segundo Barkley (2002, p. 114), é preciso salientar que entre 20% e 30% de crianças com TDAH apresentam pelo menos um tipo de deficiência de aprendizado (DA), em matemática, leitura ou ortografia.
E-mail: luciana_nasci@hotmail.com