Luciana Nascimento Crescente Arantes

Educador Autor

 

  Capaquandoeducacaoespecial (2)     Captura De Tela 2025 05 12 134854    capa do livro TDAH - Inclusão na Escola

 

Quando a Educação Especial de Qualidade Acontece
Ed. Livro Alternativo, 2019

Quando a Educação Especial de Qualidade Acontece apresenta pesquisas e práticas de educadores que acreditam na força de uma educação verdadeiramente inclusiva. A obra valoriza as capacidades de cada indivíduo, independentemente de suas condições, e convida à reflexão sobre os desafios e possibilidades da escolarização que respeita a diversidade humana. Um livro essencial para quem busca promover uma escola mais justa, acolhedora e comprometida com o desenvolvimento de todos.

Contribuições para inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: estudos interdisciplinares em educação e saúde
Ed.  Memnon, 2012

Com os objetivos de mapear o atendimento educacional especializado a crianças do município de Barueri, propor estratégias de intervenção interdisciplinar na área da Educação Especial e da Saúde, e contribuir com a melhoria de políticas públicas direcionadas ao atendimento educacional especializado no âmbito da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município, as ações foram definidas e desenvolvidas conjuntamente entre docentes, discentes e gestores municipais. O envolvimento direto dos participantes, tendo a troca como elemento fundante de pesquisas conjuntas, possibilitou o enfrentamento do desafio de se desenvolver um projeto interdisciplinar voltado à formação e à pesquisa na área da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Esse desafio foi expresso em cada ação desenvolvida a partir da troca dialógica entre os envolvidos, sabendo-se, desde Sócrates, que o diálogo entre dois ou mais, quando se busca o entendimento, pressupõe a existência de razão comum e a insuficiência de cada um.


TDAH – Inclusão na Escola

Ed. Ciência Moderna, 2009

O TDAH, caracterizado por impulsividade, falta de atenção e hiperatividade, está sendo considerado um dos principais problemas crônicos na infância. (AAP – AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS, 2000). De acordo com este critério, existiriam três tipos de TDAH: TDAH com predomínio de sintomas de desatenção, TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade e TDAH combinado.
Diante da prevalência de 3% a 6% desta síndrome, sendo na sua maioria crianças em idade escolar não se trata, portanto, de algo tão incomum assim. Não podemos negar que muitas escolas irão se deparar com estes alunos. Então, como adequar à classe regular para os mesmos? Este trabalho menciona diversas estratégias para serem utilizadas em sala de aula e também para pais e familiares destas crianças a lidar melhor com esta síndrome. Inclusive achamos de suma relevância descrever a relação teoria x prática, em que uma das autoras conta toda sua experiência como educadora de um aluno com diagnóstico de TDAH, a qual, descreve passo a passo suas intervenções, dúvidas e êxitos.
Segundo Barkley (2002, p. 114), é preciso salientar que entre 20% e 30% de crianças com TDAH apresentam pelo menos um tipo de deficiência de aprendizado (DA), em matemática, leitura ou ortografia.

 

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