Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani

Educador Autor

capa do livro Educação de Jovens e Adultos: um olhar Sobre a Exclusão      capa do livro SINERGIA – Revista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Artigo: Educação de jovens e adultos: direito e qualidade em debate    capa do livro Reforma Universitária: sinais do SINAES - Série Currículo: Questões atuais - Capítulo 6 - Auto-avaliação: ganhos e desafios para as IES    capa do livro Qualidade em Educação - Série Currículo: Questões atuais - volume 4, Texto: Qualidade da Educação...nas mídias escritas  capa do livro Ação supervisora: tendências e práticas

Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre a Exclusão – Editora Articulação Universidade Escola, 2007
A autora, propondo-se a estudar os mecanismos internos de exclusão da escola, a partir das narrativas dos protagonistas, destaca seis categorias que disseca e aprofunda: o espaço, o tempo e a temporalidade, os conteúdos, a avaliação, alguns aspectos da cultura profissional dos professores e algumas considerações sobre a estrutura e funcionamento da escola. Além disso, aponta para as possibilidades de uma EJA inclusiva e de qualidade.

Sinergia  – Revista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo –  v.11 n.1, jan./jun., 2010
Artigo:
 Educação de jovens e adultos: direito e qualidade em debate
Este artigo versa sobre o direito à educação, inclusive daqueles que não a tiveram em idade própria, e sobre a qualidade da educação de jovens e adultos, trazendo, como objeto de estudo, a experiência do movimento de reorientação curricular da EJA, a criação do MOVA e do CIEJA na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de 2001 a 2004, apresentando os desafios para acabar com a exclusão e para se construir a qualidade nesta modalidade de ensino.

Reforma Universitária: sinais do SINAES – Série Currículo: Questões atuais  –  volume 3,  Editora CRV, 2010
Capítulo 6 – Auto-avaliação: ganhos e desafios para as IES
Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani e outros
A linha de Pesquisa Currículo e Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP vem, ao longo dos anos, trabalhando para a formação de pesquisadores – educadores, discutindo questões contemporâneas do campo de avaliação educacional decorrentes dos paradigmas de currículo, permeadas pelas Políticas Públicas de Avaliação. Ao reunir em grupo professores, mestrandos, doutorandos e ex-alunos para fazer pesquisa no coletivo, a experiência de cada um é valorizada, espaços participativos são abertos para a criatividade e a crítica que traz em seu cerne a reflexão necessária para a construção de novos saberes. Os saberes recém construídos são, agora socializados neste livro produzido por este grupo de pesquisa.

Qualidade em Educação – Série Currículo: Questões atuais – volume 4, Editora CRV, 2011
Texto: Qualidade da Educação…nas mídias escritas
Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani e outros
Eis o quarto volume da Série: Currículo – Questões Atuais!
Ele se refere às reflexões, discussões e atividades do Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenado por mim.As investigações efetuadas pelo grupo desde 2002 sobre a questão das Políticas Públicas de Avaliação e seus desdobramentos curriculares nos instigaram a refletir acerca do que se denomina Qualidade da Educação. A fim de iluminar esse percurso reflexivo, foi empreendido um esforço teórico-dialógico com autores que, direta ou indiretamente, dão pistas para a compreensão dos sentidos da qualidade da educação apresentados pelos documentos oficiais e pelo discurso identificado nas mídias escritas do país. Assim, este volume traz, em cada capítulo, ensaios sobre a qualidade da educação em Michael Apple, Henry Giroux, Pedro Demo, Licínio Lima, Maria Malta Campos, Paulo Freire, Gimeno J. Sacristán, A.I. Pérez Gómes e Antonio Nóvoa.  Como um grupo de pesquisa que somos, e ávidos em compartilhar nossas reflexões sobre educação com todos aqueles/as que se ocupam do cenário educacional, acreditamos que a qualidade da Educação seja um primeiro passo para torná-la presente nos espaços escolares.Que o leitor esteja conosco neste diálogo!
O Grupo…por Mere Abramowicz

Ação supervisora: tendências e práticas – Editora CRV – 2012
Lourdes de Fátima Paschoaletto Possani
Júlio Gomes Almeida
José Luís Salmaso
Este livro reúne artigos sobre a Ação Supervisora, escrito por supervisores escolares da rede municipal de ensino de São Paulo, formando um mosaico revelador das concepções presentes na sua prática. Os textos estão organizados em dois eixos: um concentra os mais relacionados à ação supervisora e políticas públicas educacionais e o outro traz as experiências de formação de gestores feita pelos supervisores escolares. Cada um deles traz resultados de diferentes experiências: pesquisas acadêmicas, participação em atividades de formação continuada, acompanhamento das unidades escolares, discussões em grupos de estudos etc.

Contato: lurdinhapp@gmail.com – Supervisor Escolar – DRE