Laís Piovesan

Educador Autor

 

capa do livro: Livros e computador: palavras, ensino e linguagens     capa do livro Mito e folclore na socialização da criança       capa do livro Pátio Revista Pedagógica, Artmed, nº 15, nov.2000 Espaço e tempo para a conquista do prazer de ler

Livros e computador: palavras, ensino e linguagens – Ed. Iluminuras, 2001
Laís Piovesan / Magda M. Gardelli Colcioni / Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strôngoli
As autoras focalizaram as noções de educação, comunicação e imaginário, partindo da contextualização etimológica, para reconhecer que no paradigma da cultura atual os processos de aquisição de conhecimento, por meio do livro ou do software educativo, ocorrem mais satisfatoriamente quando há a valorização equilibrada do sensível conjugado ao inteligível.

Mito e folclore na socialização da criança
Laís Piovesan / Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strôngoli
Trabalho apresentado no XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os mitos apresentam uma estrutura temática e discursiva que lhes possibilita falar do consciente, visto que a linguagem de símbolos e arquétipos configura-se como a própria linguagem desse inconsciente (M. Liech, 1984). Por essa razão, as narrativas míticas participam sempre da construção da identidade da criança e de seus processos de passagem para a vida adulta. O objetivo desta comunicação é distinguir os traços dessa identidade e das figuras míticas da cultura brasileira e compará-los com os que caracterizam os mitos de outras culturas, a fim de examinar os aspectos que marcam o sentido de brasilidade no processo de reprodução e de continuidade na formação de cadeia de gerações.

Pátio Revista Pedagógica, Artmed, nº 15, nov.2000
Espaço e tempo para a conquista do prazer de ler

Laís Piovesan / Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strôngoli