Jorge Luís Felizardo dos Santos
Lord & Lis
Ed. Eiros, 2024
A questão étnico-racial, nessa obra, se entrelaça com a busca pela identidade dos personagens, que durante um ano letivo passam por experiências de superação e conscientização política em suas respectivas escolas. Por trás disso, são narradas as diversas formas de discriminação enfrentadas pelos negros na sociedade, que frequentemente camuflam o racismo sob a ideia do mito da democracia racial – que sustenta a inexistência de preconceito, discriminação racial e racismo no Brasil, enquanto defende a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de sua origem étnico-racial.
Uma avaliação dos 15 anos da Lei 10.639/2003
Ed. Appris, 2021
O autor procura avaliar o desenvolvimento da Lei 10.639/2003, considerando que essa alteração representou um divisor de águas, enquanto política pública, ao incluir, no currículo das escolas, a temática étnico-racial. Não obstante aos 15 anos de sua existência, essa política pública, na visão do autor, ainda apresenta dificuldades quanto a sua consecução, principalmente em termos didático-pedagógicos, no horizonte das diferentes disciplinas escolares que formam, segundo a LDBEN, a base nacional comum. Nesse sentido, o objetivo do livro é o de avaliar o desenvolvimento da Lei 10.639/2003, a partir da percepção dos grupos pesquisados, quanto aos aspectos dos conteúdos escolares relativos à temática étnico-racial.
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