Fernando Antonio Peres

Educador Autor

capa Revista Brasileira de História da Educação / SBHE Nº 11 - Estratégias de aproximação, sociedades de idéias e educação anarquista em São Paulo na Primeira República    capa Revista Brasileira de História da Educação - Luzes e sombras: a ação da maçonaria brasileira (1870-1910)

Estratégias de aproximação, sociedades de idéias e educação anarquista em São Paulo na Primeira República
Revista Brasileira de História da Educação / SBHE Nº 11 – Jan./Jun. 2006
Editora Autores Associados Ltda, 2006
Artigo:
O artigo apresenta algumas reflexões sobre a educação anarquista em São Paulo na Primeira República, partindo do fato de que os grupos libertários elaboraram estratégias de aproximação para atrair outros atores sociais para as causas que defendiam, por meio de diversas iniciativas, tais como a difusão do ideário pela propaganda, a edição de livros e jornais e a criação de escolas. O conceito de sociedades de idéias, criado por Augustin Cochin e utilizado por François Furet e Jean-Pierre Bastian, é utilizado como um fator explicativo da presença libertária em São Paulo na Primeira República, contribuindo para ressaltar as potencialidades desse novo olhar sobre a temática anarquista, para além das estratégias do desterro.

Luzes e sombras: a ação da maçonaria brasileira (1870-1910)
Revista Brasileira de História da Educação
Janeiro/julho 2003 – Nº 5 – Editora Autores Associados Ltda, 2003
Resenha: Luzes e sombras: a ação da maçonaria brasileira (1870-1910)

Diretor de Escola
EMEF Major Silvio Fleming – DRE – PE