Daniela Carita Gissoni

Educador Autor

capa do livro Gestão escolar e formação docente

 

Gestão Escolar e Formação Docente
Novas Edições Acadêmicas, NEA – 2015

A Globalização, articulada à Tecnologia, implica em um olhar mais dinâmico e reflexivo, assim como dialético na perspectiva de conceitos e atitudes, por parte do Gestor Educacional, no que diz respeito à Formação Docente e a sua própria Formação Continuada, pois a Contemporaneidade exige deste profissional um preparo voltado aos aspectos globais, assim como regionais e locais em uma constante busca de saberes que favoreçam a reflexão da prática educativa.
Com objetivo de estabelecer relações entre teorias e práticas, este livro enfatiza conquistas e desafios dos Profissionais da Educação do Século XXI e pretende responder aos seguintes questionamentos:
Qual a importância da Formação Continuada na prática docente hoje?
Qual o papel do Gestor Educacional enquanto agente construtivo, reflexivo, facilitador e, portanto, formador também dessa prática?
As respostas para tais indagações são tecidas a partir da reflexão teórica feita por meio da leitura de autores como LIBÂNEO, APPLE, GIROUX, COVEY, LUCK, MIZUKAMI, TARDIF, CORTELLA, MORIN, BAUMAN, FREIRE entre outros.
A análise investigativa apresentada neste livro tem como objetivo apresentar a articulação entre a formação dos professores e o apoio e a importância dada pelo gestor nesta perspectiva.
Aponta, também, a necessidade de o gestor viabilizar a formação docente na escola e acreditar no seu fator primordial e essencial ao aprimoramento dos educadores. Apresenta, ainda, os dados visando à contribuição para uma análise mais detalhada quanto ao “olhar” desse profissional da Educação em relação a sua própria formação.

Daniela Carita Gissoni
EMEF Prof. Marili Dias – DRE Pirituba/Jaraguá
E-mail: danielagissoni@gmail.com