Antonio Rodrigues Neto

Educador  Autor

capa do livro Geometria e estética    capa do livro brincando com o conta-gotas    capa do livro investigando a roda   capa do livro descobrindo a cada passo   capa do livro calculando com as fatias


Geometria e estética: experiências com o jogo de xadrez
Editora da Unesp, 2008

Este livro discute qual o conteúdo de Matemática é mais desafiador e tem mais significado para os alunos. Como a disciplina é cercada pelo mito da dificuldade, o autor se valeu do xadrez como recurso didático para gerar situações prazerosas que desenvolvessem o gosto pelas experiências matemáticas.
O xadrez é utilizado corno exemplo de um recurso para ensinar conceitos e procedimentos rnatemáticos que sirvam também de objeto de estudo para a reflexão sobre pesquisas que possam ser feitas em outras áreas do conhecimento. Computadores, vídeos, jogos, lousa e giz são vistos como caminhos igualmente válidos, desde que sejam investigados em profundidade para entender o que cada um deles pode oferecer ao ensino de Matemática.

Coleção “Para gostar de matemática”
SESI-SP- Editora

Brincando com o conta-gotas
Aprender matemática pode ser divertido! Não acredita? Veja como, brincando com um conta-gotas, é possível observar objetos e elementos do dia a dia e desenvolver conceitos matemáticos. Partindo de uma ideia inusitada, em uma linguagem simples e descontraída, este livro conduz o leitor pelo mundo da matemática de forma segura e inédita e transforma uma simples experiência de contar gotas em aprendizado de operações, fração, regra de três, unidade de medida e ainda aproveita para dar lições sobre preservação ambiental e economia de água

Investigando a roda
Iniciando o livro com noções de geometria em um curioso passeio numa roda-gigante, para depois brincar com a situação dos chicletes que grudam na borda dos pneus, Antonio Rodrigues Neto descreve histórias por meio de experiências matemáticas que abordam desde os conceitos de razão e proporção, até os cálculos que conduzem ao perímetro da roda e ao misterioso número p (pi).
O leitor é levado, através de uma narrativa simples e divertida, a formular hipóteses e a aprender os fundamentos do conhecimento matemático presentes no cotidiano, que muitas vezes não são observados nem explorados, apesar de serem essenciais.

Descobrindo a cada passo
As pessoas podem nem perceber, mas a matemática está presente nas ações mais comuns do nosso cotidiano. E é assim, usando como exemplo experiências triviais do dia a dia, que Antonio Rodrigues Neto parte para ensinar matemática de maneira clara e agradável. Tudo fica mais fácil quando a experiência nos ajuda a compreender determinados conceitos matemáticos que muitas vezes parecem um mistério quase insondável. Como se fosse brincadeira, em Descobrindo a cada passo o autor nos apresenta situações que envolvem projeções por meio de multiplicações, regras de cálculo, razões entre medidas de grandezas iguais e diferentes, proporção, entre outros passos importantes para gostar de matemática. Vivendo e aprendendo!

Calculando com as fatias
Uma ida ao restaurante, uma visita ao supermercado, um lanche com os amigos são algumas das inúmeras situações em que o conhecimento matemático pode ser explorado. Basta estar atento para interpretá-lo! Neste livro, Antonio Rodrigues Neto, em uma conversa descontraída com o leitor, explora a vivência dessas situações para passear pelo mundo da matemática brincando com uma porção de fatias. Tudo começa com uma pizza e, a partir dela, por meio de histórias, projetam-se fatias para explicar as frações, os ângulos, a porcentagem, as unidades de medidas, o número decimal e os gráficos circulares, de forma interativa e divertida. Uma leitura que estimula a imaginação matemática para muito além de uma pizzaria. Não deixe de apreciá-la.

Contato: netoantonio@uol.com.br
Prof. Ens.Fund.I e Med. – Matemática
EMEF Cacilda Becker – DRE Santo Amaro