Antonio Gil Neto

capa do livro a memória brinca

A memória brinca: uma ciranda de histórias do ensino municipal paulistano

Ed. SINESP/Imprensa Oficial, 2008

O livro “A memória brinca” nasceu de uma parceria entre o SINESP, Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo e o escritor e Supervisor Escolar Antonio Gil Neto.
O objetivo do livro é contar a história dos 50 anos do Ensino Municipal, completados em 2006, não pelas vias oficiais, mas pela voz dos atores anônimos que fizeram a educação pública na cidade de São Paulo com sua labuta diária.
O projeto foi favorecido pelo fato de o SINESP contar em seus quadros com educadores de todos os períodos desta história de cinquenta anos: desde os pioneiros, verdadeiros precursores da educação paulistana, até os recém-concursados.
Para a elaboração do livro, foram organizadas as “Cirandas da Memória”, nas quais educadores contaram suas lembranças. Daí surgiram as histórias do livro “A Memória Brinca”, recontadas por autores que tiveram, também, o apoio de farta documentação.
Ou seja, o resgate histórico envolveu vários atores e foi um trabalho de muitas mãos: contadores de histórias, organizador, escritores, leitores críticos, revisores, entre outros. Todo este trabalho teve o reconhecimento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que viabilizou a impressão do livro.
Na obra, os leitores percorrerão os caminhos que os próprios educadores trilharam ao longo desses cinquenta anos, seus ideais, desafios, formas de organização e as árduas conquistas obtidas, fruto de muitas lutas.