Ana Celina Cartaxo
Educador Autor
Prática de ensino e construção do conhecimento na Educação Infantil
Ana Celina Cartaxo
Maria José Salatino
Fundação Herminio Ometto / Uniararas, 2007
Como educadoras e pesquisadoras da infância e trabalhando na formação de professores, ao elaborarmos e organizarmos as dezessete unidades que compõem o fascículo, seguiu o raciocínio de que para se desenvolver um bom trabalho com crianças de 0 a 5 anos é necessário saber que assim como a sociedade a construção da infância está diretamente relacionada a aspectos históricos, antropológicos e legais. A partir disso, consideramos as abordagens bem sucedidas no mundo e no Brasil e tratamos de questões inerentes ao trabalho educacional, tais como a melhor forma de acolhê-las na instituição educacional e como promover sua saúde, não de forma preconceituosa, mas cuidando e educando para que ela também aprenda a se cuidar. Partimos, em seguida, para as linguagens que a criança utiliza para interagir com o mundo à sua volta e elencamos algumas que necessitam de maior aprofundamento pelo professor, como a música, a dança, a leitura, a oralidade, o raciocínio lógico-matemático e a escrita. Acreditamos que pensar na formação do ser humano com vistas à sua inteireza e à sua cidadania implica promover, na primeira infância, uma educação bem cuidada e planejada, num ambiente que priorize e respeite os direitos fundamentais da criança, sendo o professor o agente de uma ação séria, compromissada e competente. Esperamos que a partir deste fascículo você considere ainda mais em sua futura atuação profissional na educação infantil que as crianças são sujeitos sociais e históricos marcadas pelas contradições das sociedades em que estão inseridas, sendo-lhes específico o poder da imaginação, fantasia e criação na produção da cultura infantil.
As autoras