Academia Estudantil de Letras – AEL
Academia Estudantil de Letras - AEL
A Academia Estudantil de Letras – AEL é uma autêntica Academia de Letras com as devidas adaptações para o público estudantil. A iniciativa é desenvolvida nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino que se interessam em implantar o Projeto “Academia Estudantil de Letras – AEL”, instituído pela Portaria 5.296/15 , abrangendo Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMs, Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBSs e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs, em consonância com o Currículo da Cidade, que integra práticas e culturas escolares já existentes na Rede Municipal de Ensino, promotoras do desenvolvimento integral dos estudantes, da equidade e da educação inclusiva.
Dentro da dinâmica do projeto, são os próprios acadêmicos que escolhem um autor da literatura para representar na Academia. Na AEL, os estudantes fazem pesquisas e realizam seminários sobre os seus amigos literários, compartilham o conhecimento, passam a perceber o ponto de vista do outro e desenvolvem a autonomia.
A forma de participação foi organizada em três ciclos: Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. Com o tempo, os mais experientes vão assumindo, de forma processual, a titularidade das cadeiras pretendidas. Outros, mais novos, dos anos precedentes, também são estimulados, nas mediações literárias, a assumir a vacância da titularidade das cadeiras literárias, quando esta ocorrer.
Os encontros literários buscam privilegiar os aspectos lúdicos presentes na leitura. As atividades de teatro, também desenvolvidas no projeto, procuram trazer outras formas de expressão para os gêneros literários trabalhados, permitindo que os estudantes expressem a literatura de forma adaptada pelas artes visuais, dança, música e artes cênicas. Os encontros literários e de teatro acontecem fora do horário regular das aulas, pois é optativo participar do projeto. Todas as ações se desenvolvem dentro de uma perspectiva que defende a expansão qualificada do tempo de permanência na escola, considerando as características, o contexto e o significado dessas ações para a vida dos estudantes. Os educandos que participam da AEL, em sua maioria, permanecem no projeto até a conclusão dos seus cursos.
Além dos encontros no projeto, os alunos participam também de eventos culturais, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de criação artística.