Plataforma do Currículo

A plataforma “Currículo Digital da Cidade de São Paulo” transforma o currículo em um material vivo, dinâmico e digital. Pode ser consultada por qualquer pessoa. Sua finalidade é ser um portal de inspiração para os professores, da rede ou de outros territórios, realizarem seus planejamentos e propostas didáticas.

Por meio da Plataforma do Currículo é possível buscar sequências didáticas para todos os anos do Ensino Fundamental   relacionadas aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos componentes curriculares, à matriz de saberes e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nessa plataforma também há os TCAs (Trabalhos Colaborativos Autorais) que são projetos desenvolvidos pelos estudantes do Ciclo Autoral. Na aba pública TCA, qualquer pessoa pode utilizar os filtros (inclusive por nome de escola e região) para encontrar projetos  que foram desenvolvidos e cadastrados desde 2014 e na aba TCA na área restrita para os professores/equipes gestoras há possibilidade de cadastrar novos TCA contemplando os elementos estruturantes do Currículo da Cidade. Também possível colocar textos, vídeos, fotos e vincular à outras plataformas administradas pelas equipes das escolas.  

Na área restrita também são encontradas mais duas abas exclusivas para os profissionais da rede: materiais complementares/ cadernos para professores e consulta à rede. A aba materiais complementares/ cadernos para professores possui os livros didáticos com respostas e alguns materiais que parceiros da SME doaram para rede, tais como o jornais e revistas para crianças.  A aba consulta à rede é um canal direto para fazer pesquisas com os profissionais. Em 2020 foram realizadas duas consultas à rede: Currículo do Ensino Médio e documento de priorização curricular.

⇒ Saiba mais sobre o Currículo da Cidade