Sistemas Pedagógicos

Os sistemas pedagógicos são Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que possibilitam a documentação, leitura, análise e acompanhamento dos processos pedagógicos pelos profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Alguns destes sistemas possibilitam também o acesso à informações pedagógicas e aos serviços e atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação para estudantes e seus responsáveis.

Nesta página, você vai encontrar informações voltadas para orientar os nossos profissionais a acessarem, explorarem e utilizarem essas tecnologias. Com isso, pretendemos possibilitar a incorporação dessas ferramentas em suas práticas cotidianas de planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades do processo de ensino e aprendizagem.

As principais ferramentas atualmente disponíveis são:

Foto de um estudante fazendo foto. Ela foi tirada de costas e mostra a cabeça do estudante e a prova em cima da mesa sendo completada.

Sistema Educacional de Registro e Aprendizagem - SERAp

O Sistema Educacional de Registro da Aprendizagem (SERAp) é uma solução que permite criar, aplicar e corrigir avaliações em diversos formatos, inclusive nos padrões estabelecidos para avaliações de larga escala, possibilitando o cadastro de matrizes e a criação de um banco de itens. Esta solução fornece indicadores de desempenho e possibilita uma gestão mais efetiva da aprendizagem.

⇒ Acesse o link  para saber mais sobre o Sistema Educacional de Registro da Aprendizagem

Ensino Fundamental Fotografia Com Grupo De Três Garotas Escrevendo

Sistema da Sondagem

O Sistema de Sondagem é um projeto de acompanhamento de aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática que possibilita acompanhar os diferentes níveis e processos de alfabetização dos estudantes do município

⇒ Acesse o link para saber mais sobre o Sistema da Sondagem 

Foto de pés de pessoas enfileiradas. Os pés estão refletindo no chão.

Plataforma do Currículo

Por meio da Plataforma do Currículo Digital é possível conhecer e explorar o Currículo da Cidade, buscar sequências didáticas do Ciclo de Alfabetização referentes aos componentes de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Naturais, e encontrar sequências relacionadas aos objetivos do Currículo, à matriz de saberes e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

⇒ Acesse o link para saber mais sobre a Plataforma do Currículo 

Foto de um Notebook

Sistema de Gestão Pedagógica - SGP

O Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) é um programa que substitui o Diário de Classe em papel. Ele tem, principalmente, objetivo de facilitar o acompanhamento Pedagógico da Rede e oferecer dados para ações estratégicas na melhoria da Educação na Cidade.

⇒ Acesse o link para saber mais sobre o Sistema de Gestão Pedagógica