Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual é comemorado nesta sexta-feira

Para marcar a data SME compartilha vídeo da Coleção História Oral com história sobre os parques infantis da capital

Publicado em: 27/10/2023 12h48 | Atualizado em: 27/10/2023

composição com 3 fotos antigas do primeiro parque Infantil de São PauloPara celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, comemorado nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Memorial da Educação Municipal (MEM), compartilha um vídeo da Coleção História Oral, de seu acervo audiovisual. A produção retrata o início da história dos parques infantis na Cidade por meio do depoimento de uma ex-aluna, Dona Iara Maria Rodrigues Celentano.

No vídeo, Dona Iara narra que foi uma das primeiras alunas a ser matriculada no Parque Infantil 8, na região do Tatuapé, descreve a importância das experiências vividas por vários anos e o quanto elas contribuíram para a sua formação pessoal.

Hoje, este espaço atende as crianças da EMEI Presidente Dutra. Prédio tombado por sua importância cultural pelo CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo pela Resolução 10/90.

Clique aqui e assista o relato da Dona Iara Maria

Clique aqui e  conheça outras histórias da coleção história oral

Sobre o Memorial da Educação Municipal – MEM

O MEM é responsável pela preservação dos testemunhos materiais da educação municipal, pela importância estética e educativa que as obras apresentam.

Os acervos históricos: tridimensional, fotográfico, audiovisual e de artes gráficas são coletados, adquiridos, acondicionados e preservados de forma a garantir a pesquisa, a investigação e a comunicação dos bens materiais da educação ao público interessado.

Clique aqui e conheça mais sobre o Memorial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotos de músicos tocando instrumentos de fanfarra

SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos

Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda